Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza abertura do XII Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos
conteúdo

Notícias

Ifal realiza abertura do XII Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos

Até o próximo dia 19, o campus Marechal sedia o evento.
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 18/11/2025 13h07, última modificação: 18/11/2025 13h07

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Marechal Deodoro, realizou a abertura do XII Encontro dos Serviços de Informações aos Cidadãos (SICs) das Instituições Públicas de Ensino Superior e Pesquisa do Brasil, nesta segunda-feira (17).  O Encontro de SICs é um evento anual que reúne profissionais envolvidos com a transparência pública e o acesso à informação nas instituições de ensino superior e pesquisa do país e segue até a próxima quarta-feira (19).

Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, receber este evento em Alagoas é uma forma de reforçar que o trabalho do Serviço de Informação é inerente à democracia. “O acesso à informação é um direito do cidadão e nós, como Ifal, temos um trabalho contínuo de respeito e responsabilidade com as informações que prestamos ou que somos demandados”, comentou.

evento_sic_MD (4).jpegAinda segundo o reitor, os SICs fortalecem a transparência e o controle social. “Recebemos 2.093 manifestações desde que assumimos a gestão do Ifal, praticamente um pedido de informação solicitado pelo cidadão por dia e todas são respondidas dentro do prazo legal”, reforçou o reitor.

Para a diretora de Articulação, Supervisão e Monitoramento no Acesso à Informação na Controladoria Geral da União (CGU), que também estava representando a Secretaria Nacional de Transparência e Acesso à Informação, Cibelle Brasil, os encontros promovidos tem como objetivo além capacitar as/aos servidoras/es, promover a regulamentação e o monitoramento da lei, uma vez que a informação é um bem público.

evento_sic_MD (1).jpeg“A informação no serviço público é pública, não pertence a uma pessoa ou a um servidor. Os serviços de informação estão disponíveis para reduzir  a assimetria informacional entre o Estado e a população”, reforçando que “a informação é um direito fundamental”. Cibelle ministrou a a palestra de abertura intitulada TRANSPARÊNCIA E PROTEÇÃO DOS DADOS PESSOAIS.

Estiveram presentes ainda o diretor-geral do campus Marechal Deodoro, Eder Souza; a chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Educação, Jussara Santos Mendes; o superintendente da Controladoria-Geral da União em Alagoas, Nelton Yin Filho; além da equipe sistêmica da gestão do Ifal.

Conheça as ações do Ifal para promoção da transparência e acesso à informação, acessando https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao