Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal realiza 2º Seminário Institucional do Pibid

Ifal realiza 2º Seminário Institucional do Pibid

publicado: 22/07/2015 10h41, última modificação: 22/07/2015 11h10

Refletir sobre a qualificação profissional e a prática docente desde o início da formação acadêmica. É o que propõe o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, vinculado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, que tem como objetivo aperfeiçoar e valorizar o processo de formação de professores para a educação básica no país.

No Instituto Federal de Alagoas (Ifal), o Pibid proporciona o desenvolvimento de projetos de iniciação à docência em parceria com escolas da rede pública do estado.

As experiências obtidas com a realização dessas ações serão compartilhadas no dia 28 de julho, no Centro de Convenções Ruth Cardoso, durante o 2º Seminário Institucional Pibid - Ifal. A atividade é obrigatória, pois consiste em um momento de avaliação das atividades. Todos os alunos bolsistas do programa devem participar. São esperados cerca de 400 participantes, entre licenciandos dos cursos de Matemática, Química, Ciências Biológicas e Letras do Ifal, além de professores supervisores, gestores das escolas públicas de educação básica e coordenadores dos cursos de licenciatura do instituto alagoano.

O seminário surge como ação do Ifal na perspectiva de socialização das atividades desenvolvidas pelos subprojetos do Pibid que buscam colaborar com a elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura”, explica a coordenadora institucional do Pibid/Ifal, professora Regina Brasileiro. Ela esclarece, ainda, que o encontro discutirá a formação e a prática docente na educação básica em Alagoas a partir das reflexões e práticas vivenciadas durante o desenvolvimento das atividades do programa nas escolas.

A ocasião também irá propiciar a troca de experiências entre os bolsistas do Pibid que atuam nos câmpus e polos do Ifal através de palestras e relatos de experiências, o que permite o diálogo entre o instituto e as unidades de ensino da rede pública.

O Pibid no Ifal

Para fazer parte do Pibid é preciso ser estudante de licenciatura e participar de um processo seletivo. Uma vez selecionado, o aluno atua no contexto das escolas públicas, desenvolvendo atividades didático-pedagógicas sob a supervisão de um professor pertencente a uma escola de educação básica.

O Pibid - Ifal contribui para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura, nas modalidades presencial e a distância, nos câmpus e polos de Maceió, Arapiraca, Penedo, Palmeira dos Índios e Maragogi.

Confira a PROGRAMAÇÃO

registrado em: ,