Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal publica edital de processo seletivo de afastamento para qualificação de servidores

A seleção possibilita licença para pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado, no país e no exterior
publicado: 12/09/2023 12h16, última modificação: 12/09/2023 12h16

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou nessa segunda-feira (11/9), o Edital nº 24/2023, referente ao processo seletivo para concessão de afastamento a servidoras/es para pós-graduação stricto sensu e pós-doutorado, no país e no exterior. As inscrições do primeiro ciclo da seleção já estão abertas e vão até o dia 29 de setembro. Elas são realizadas por meio do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), conforme instruções no Edital.

Para participar do pleito, o servidor ou técnico administrativo deve pertencer ao quadro efetivo do Ifal há pelo menos três anos, no caso esteja fazendo mestrado, ou quatro anos, para Doutorado e Pós-Doutorado.

Ao todo, serão distribuídas 214 vagas para os campi Arapiraca, Batalha, Benedito Bentes, Coruripe, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Murici, Palmeira dos Índios, Penedo, Piranhas, Rio Largo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos, Satuba, Viçosa, e a Reitoria do Instituto. No primeiro ciclo, serão 98 vagas para os docentes e 116 para os técnicos administrativos.

Critérios de seleção

Os critérios de avaliação são o tempo necessário para a conclusão do curso; tempo efetivo de exercício no quadro permanente do Ifal; a aprovação em curso ofertado fora de Alagoas e a avaliação do desempenho, com base na pontuação da última avaliação, para efeito de progressão ou promoção ou da última avaliação do estágio probatório para servidores.

O afastamento integral será concedido por até 24 meses para o mestrado, até 48 meses para o doutorado e até 12 meses para o pós-doutorado, desde que o horário, o local do curso ou as atividades desenvolvidas no curso inviabilizem o cumprimento da jornada semanal de trabalho do servidor.

O resultado preliminar do primeiro ciclo deverá ser divulgado dia 10 de outubro e o resultado final, após os recursos pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), Conselho Superior (Consup) e remanejamento de vagas, está previsto para o dia 14 de novembro.

O segundo ciclo, que depende da divulgação do quantitativo de vagas disponíveis a partir do primeiro ciclo, terá seu período de inscrições entre os dias 7 e 24 de maio de 2024, com resultado preliminar previsto para o dia 5 de junho de 2024, e divulgação final no dia 9 de julho, no mesmo ano.Imagem do WhatsApp de 2023-09-11 à(s) 17.32.14.jpg

Confira o edital completo!

Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail comissao.afastamento.pos@ifal.edu.br

Live informativa

Nesta quarta-feira (13/9), às 10h, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI) e da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) convidam servidores e técnicos do Ifal para a segunda edição do quadro "Dedo de Prosa", que tratará sobre o Edital para concessão de afastamento.

A live será pela plataforma Meet, por meio deste link. [http://bit.ly/Dedo-de-Prosa/]

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista