Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal publica edital de chamada simplificada para curso online de PLA em Rede

Ifal publica edital de chamada simplificada para curso online de PLA em Rede

publicado: 18/11/2022 15h45, última modificação: 18/11/2022 15h45

Por Mírian Félix (estagiária de jornalismo)*

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) divulgou a publicação do edital Nº 30/2022 - PRPPI/IFAL, referente ao curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Português como Língua Adicional em Rede (PLA em Rede). A formação acontecerá de maneira online, a partir de março de 2023.

A oferta é destinada a estudantes da UNIVERSIDAD DE CIENCIAS APLICADAS Y AMBIENTALES (UDCA). O curso terá carga horária de 250 horas e duração aproximada de quatro meses, estando dividido em 18 lições, sendo uma lição por semana.

O Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) será responsável pela operação do Programa e prestará assessoria à equipe do Ifal que conduzirá o curso na instituição.

Em cumprimento ao edital CONIF/AI Nº 11, de 13 de junho de 2022, a equipe responsável pela oferta do curso é formada por voluntários que integram a Comissão de Línguas do Ifal (2020-2022), composta por um Coordenador de Curso, um Coordenador de Plataforma e um Professor/Tutor.

Sobre a iniciativa

A ministração do curso só foi possível devido à adesão do Ifal ao Programa Nacional do PLA em Rede através do edital CONIF/AI Nº 11, lançado em 13 de junho de 2022, com isso, a instituição tornou-se membro da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que integra o programa em todo o país.

Everton Marques, coordenador do Cenid/Ifal, ressaltou a importância do evento e o sentimento de toda a comissão organizadora: “Esta será a primeira vez que o Instituto Federal de Alagoas vai ofertar um curso online dessa natureza, disseminando o ensino da nossa língua e cultura para hispanofalantes e estamos muito contentes, porque é mais um passo que damos na direção da internacionalização da nossa instituição.”

O curso será ofertado por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA), possuirá atividades e discussões assíncronas, além de encontros online uma vez por semana, com duração de 1 hora.

A seleção será realizada no período entre 17/11 e 23/12. A lista dos escolhidos será divulgada no dia 27/12/2022.

Confira abaixo o edital na íntegra.

EDITAL No 30/2022 - PRPPI/IFAL, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2022 - CHAMADA SIMPLIFICADA PARA O PLA EM REDE

* Sob a supervisão de Bruno Andrade