Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal promove II Formação de Coordenadores da Graduação

Ifal promove II Formação de Coordenadores da Graduação

por Anny Rochelly publicado: 22/09/2023 17h26, última modificação: 22/09/2023 17h26

Coordenadores de curso de graduação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), além de dirigentes de ensino e representantes de comissão que estejam planejando projetos pedagógicos de cursos de graduação, irão ser capacitados, no período de 2 a 4 de outubro, pela Pró-Reitoria de Ensino. A ação é do Departamento de Graduação.

A formação é híbrida e as atividades presenciais ocorrem no auditório do Campus Marechal Deodoro. Está prevista a participação de 50 servidores no evento. De acordo com Talita Gonçalves, Chefe do Departamento de Graduação do Ifal, espera-se que essas formações impactem na qualificação dos coordenadores e contribuam para a melhor gestão dos cursos. “A formação, assim como na primeira edição, é um momento de diálogo, partilha e aprendizagens no qual coordenadores esclarecem dúvidas e expõem suas dificuldades. Na primeira formação, eles conheceram as competências de alguns setores do Ifal que auxiliam as coordenações”, disse a gestora.

Ela explica que a programação deste ano será híbrida para que os coordenadores de cidades do interior possam participar também e não ficarem afastados do campus por um longo período. “Tivemos a ideia de propor a primeira atividade de forma remota, pelo Google Meet, e as outras atividades presencialmente. Este ano, a atividade remota será sobre a carga horária EAD (até 40% da carga horária do curso), que é uma possibilidade para os cursos de graduação para flexibilização do seu percurso formativo”, detalhou.

O encontro tem como objetivo capacitar os coordenadores em temas da rotina de trabalho das coordenações de curso, como curricularização da extensão e a carga horária EAD nos cursos presenciais; debater sobre a seleção e ingresso nos cursos superiores; apresentar o Programa Verticaliza (aproveitamento de componentes curriculares) e uma proposta para a mobilização de estudantes que farão o Enade; compartilhar experiências sobre a avaliação externa.

Para conferir a programação completa da formação, clique aqui.