Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal promove de 17 a 19 de agosto o 1º Congresso Acadêmico

Ifal promove de 17 a 19 de agosto o 1º Congresso Acadêmico

Evento reunirá ações de ensino, pesquisa e extensão de todos os campi

publicado: 01/08/2016 10h05, última modificação: 11/08/2016 18h46

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) promoverá, no período de 17 a 19 de agosto deste ano, no Campus Palmeira dos Índios, o 1º Congresso Acadêmico do Ifal (Conac). O evento aglutinará  conferências e  atividades integradoras sob a responsabilidade das pró-reitorias de Ensino, Pesquisa e Extensão e tem como público-alvo, servidores e alunos da instituição. Durante o 1º Conac  310 ações na área de extensão e 205 trabalhos de pesquisas serão expostos.

O objetivo do Conac é promover a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão na perspectiva de garantir igual importância as três áreas no que diz respeito à produção, à difusão, à socialização e à sistematização do conhecimento para concretizar a função social do instituto.

Entre atividades integradoras do Conac estão previstos, o 4º Encontro de Inovação, Pesquisa, Tecnologia e Iniciação Científica (IV Etic) promovido pela Pró-reitoria de Inovação e Pesquisa e que tem a finalidade de avaliar os projetos de pesquisa, a V Mostra de Extensão, da Pró-reitoria de Extensão, constituída por exposição dos projetos, além de palestras e mesas-redondas que serão organizadas pela Pró-reitoria de Ensino.

A conferência de abertura, marcada para às 9h do dia 17 deste mês, terá como tema “Ensino, Pesquisa e Extensão; Articulando Estratégias para Inclusão e Inovação", proferida pelo professor Sidinei Cruz Sobrinho, do Instituto Federal Farroupilha-RS.

Além do professor Sidinei Cruz Sobrinho, vão proferir palestra ainda:

Sônia Regina de Souza Fernandes, doutora em Educação do Instituto Federal Catarinense sobre o tema “A Carreira Docente nos IFs: Titulação x Formação do Professor”.

Vanessa Battestin, do Instituto Federal do Espírito Santo, doutora em Educação que abordará o tema “Os Desafios da Institucionalização da EAD nos IFs”.

Jane Paiva, doutora em Educação da Universidade Federal Fluminense que vai proferir palestra sobre “Novo Contexto do EJA (Educação de Jovens e Adultos) na Educação Profissional”.

Técia Vieira Carvalho, da Universidade Federal do Ceará cujo tema a ser abordado será “Incubadoras de Empresas e suas Relações com Ensino, Pesquisa e Extensão”.

Confira a PROGRAMAÇÃO do evento.

registrado em: ,