Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal preza pela segurança e saúde dos estudantes e servidores durante o período da pandemia

publicado: 14/01/2022 19h57, última modificação: 14/01/2022 20h10

Uma reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), realizada nesta sexta-feira (14), teve por objetivo discutir os encaminhamentos institucionais frente ao cenário epidemiológico da pandemia de Covid-19 e da Influenza. Este encontro contou com a participação de gestores e profissionais do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass), em que foram tratadas as medidas necessárias para o retorno presencial seguro às atividades acadêmicas e administrativas.

Ao longo da manhã, os médicos Jorge Guedes e Maria Carolina Santa Rita apresentaram dados sobre o aumento dos casos de contaminação de covid e influenza no estado de Alagoas. Eles ilustraram como em todo o mês de dezembro foram registrados 279 casos de Covid-19; enquanto, só na primeira semana de 2022, o número já tinha aumentado para 962, dados levantados pela plataforma Monitora Covid. Os dados apresentados pelos profissionais serviram de balizadores para a tomada de decisão institucional.

Diante desse quadro, a pró-reitora de Ensino em Exercício, Patrícia Borsato, o pró-reitor de Administração, Héverton Andrade e a diretora de Gestão de Pessoas, Adriana Nogueira, reafirmaram as medidas que a instituição vem tomando, visando a manutenção da saúde e segurança de servidores e estudantes. De acordo com os gestores, foi necessária a atualização da Portaria nº 3343/21 e a Instrução Normativa nº 03/21 da Diretoria de Gestão de Pessoas, as quais estabelecem diretrizes em relação à execução de atividade presencial no Ifal, relacionado ao contexto da pandemia.

Atividades acadêmicas

Patrícia ressaltou que a depender das especificidades de cada campus, poderão ser realizadas adequações nos calendários acadêmicos das unidades. Algumas unidades já sentiram a necessidade de reprogramar o início dos períodos letivos, como Marechal Deodoro, Piranhas e Santana do Ipanema. Os demais campi estão acompanhando o contexto local em cada município, para assim tomarem medidas relacionadas às atividades acadêmicas.

Precisamos ter cautela neste momento para as possibilidades de avanço de fases no retorno gradual e escalonado às atividades presenciais”, pontuou Patrícia Borsato.

Atividades administrativas

Entre outras medidas, a gestão deliberou quanto à necessidade de intensificar as medidas de prevenção, dentre elas o distanciamento social, uso de máscara e álcool. Quanto às atividades administrativas, cada unidade poderá realizar revezamento e escalonamento de servidores conforme necessidade, sem prejuízo aos serviços prestados pela unidade. “Os gestores do Ifal deverão avaliar a particularidade da sua unidade, para, assim, definirem a escala de trabalho de suas equipes”, destaca Adriana Nogueira.

Com o intuito de prestar esclarecimentos, confira aqui a nota oficial da Gestão do Ifal.