Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores discutem criação de um Centro de Referência do Ifal em Girau do Ponciano
conteúdo

Notícias

Gestores discutem criação de um Centro de Referência do Ifal em Girau do Ponciano

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 31/05/2023 15h22, última modificação: 31/05/2023 15h24

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Prefeitura  Girau do Ponciano realizaram, na última terça-feira (30/05), uma reunião de trabalho para discutir a possível criação de um Centro de Referência do Ifal no município. Caso seja efetivado, o Centro de Referência será vinculado ao Campus Arapiraca e ofertará cursos em diversos níveis e modalidades educacionais, beneficiando não só estudantes de Girau do Ponciano, mas de cidades como Campo Grande, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Craíbas, Traipu, entre outras.

A reunião foi realizada na sede da Procuradoria Jurídica de Girau do Ponciano. No diálogo, os representantes do Ifal e do município discutiram as possibilidades de projetos e parcerias educacionais que podem ser construídos com o futuro Centro de Referência. De início, a perspectiva é de oferta de cursos vinculados a programas de formação e qualificação profissional, como o Mulheres Mil, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Qualifica Mais, Energife, entre outros.

Ifal Prefeitura discutem criação de um Centro de Referência em Girau do PoncianoA realização de projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão também foram discutidas, no sentido do fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvimento socioeconômico, fomento ao empreendedorismo e à inovação. A criação do Centro de Referência do Ifal na cidade possibilitará, caso efetivada, a oferta de cursos técnicos (integrados e subsequentes), superiores e pós-graduações no futuro.

“Pensar a criação de um Centro de Referência do Ifal em Girau do Ponciano é algo que está totalmente vinculado ao cumprimento de nossa missão institucional”, afirmou o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, destacando que o Ifal tem como compromisso a oferta de educação de qualidade para a formação de cidadãos críticos para o mundo do trabalho e com a promoção do desenvolvimento sustentável. “Num estado de tantas desigualdades e preconceitos como o nosso, precisamos fazer a nossa parte e garantir uma educação de qualidade para nossos jovens e toda a sociedade”, pontuou o gestor.

Participaram do encontro pelo Ifal o reitor, professor Carlos Guedes; a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira; a pró-reitora de Extensão, Elisabete Duarte; o diretor-geral do Campus Arapiraca, Fábio Ribeiro, e o diretor-geral eleito, Augusto César de Oliveira. Representando o município estiveram o prefeito de Girau do Ponciano, David Barros; a secretária municipal de Educação e Cultura, Quiteria Cezar; e o secretário de Desenvolvimento Social, Jarbas Gomes de Barros Lopes. Além deles, esteve presente o deputado estadual Gilvan Barros Filho, como apoiador da proposta.

Benefícios para a região

Ifal Prefeitura discutem criação de um Centro de Referência em Girau do PoncianoO prefeito David Barros comentou que a possibilidade de construção de um Centro de Referência do Ifal em Girau do Ponciano será um marco para o desenvolvimento do município.

“Essa é uma porta de oportunidade que se abre. A instalação de um Centro de Referência do Ifal aqui em Girau traz várias oportunidades para quem mais necessita: os jovens que estão buscando capacitação técnica para o mercado de trabalho”, destacou o gestor. “A presença do Ifal em Girau do Ponciano significa um ganho muito grande para nosso município. Vai arregimentar pessoas de outros municípios que virão para Girau, aquecer a economia, trazer novas culturas, novos pensamentos. Traduzindo em outras palavras, é levar desenvolvimento para o nosso município”, afirmou o prefeito.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Quitéria Cezar, ressaltou o potencial transformador que a presença do Ifal irá representar caso a instalação do Centro de Referência se efetive.

“Acreditamos que o Ifal poderá contribuir e muito para a população aqui de Girau e das cidades vizinhas. Vai ser um grande ganho para todos nós. Já estamos vislumbrando diversas parcerias em relação à formação continuada, cursos da EJA-FIC, entre tantos outros programas educacionais que temos aqui no município”, comentou.

Onde irá funcionar

Ifal Prefeitura discutem criação de um Centro de Referência em Girau do PoncianoDurante o encontro, o prefeito David Barros apresentou uma proposta de instalação do Centro de Referência num complexo educacional que será instituído no município, a partir de um amplo processo de reformas e construções nas atuais instalações do antigo Centro de Apoio à Integração da Criança (Caic). 

Segundo o prefeito, o processo de construção do projeto do complexo de contratação das empresas que serão responsáveis pelas obras está bastante adiantado. Na reunião, ficou acertado que as equipes técnicas do Ifal e da Prefeitura irão agendar um encontro para estudarem em conjunto as adequações necessárias na estrutura física para o funcionamento do Centro de Referência do Ifal no complexo.

O que é um Centro de Referência

Em sua apresentação, a comitiva do Ifal destacou que o Centro de Referência é uma das modalidades possíveis para expansão das instituições da Rede Federal, processo que é regulamentado pela Portaria N.º 713 de 8 de setembro de 2021, do Ministério da Educação. De acordo com o documento, as instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica podem se expandir por meio de quatro formatações: 1) criação de novos Campi; 2) criação de polos da Educação a Distância; 3) criação de polos de Inovação; e 4) criação de Centros de Referência.

A criação de um novo campus é um processo de grande complexidade e que depende da autorização do Ministério da Educação (MEC). Os polos de Inovação dependem de editais específicos e de condições exigidas que precisam ser atendidas por cada instituição. Os polos de Educação a Distância e os Centro de Referências podem ser implementados a partir de decisão dos Conselhos Superiores das instituições da Rede Federal, sendo que estes últimos oferecem a possibilidade de ofertar cursos tanto a distância quanto presenciais, nos diversos níveis de ensino. 

Os Centros de Referência podem ser criados por meio de parceria com órgãos da administração pública, como é o caso da Prefeitura de Girau do Ponciano. A partir da reunião da última terça-feira (30/05), a Prefeitura irá oficializar nos próximos dias a solicitação de criação do Centro, encaminhando ofício ao Campus Arapiraca. Em seguida, o documento deverá ser encaminhado à Reitoria do Ifal para que seja aberto um processo formal de análise e eventual instalação da estrutura. Construção de minuta e plano de trabalho, apreciação pelo Conselho Superior, audiência pública, entre outras etapas, fazem parte das fases a serem seguidas até a formalização do Centro de Referência do Ifal em Girau do Ponciano.

Ifal Prefeitura discutem criação de um Centro de Referência em Girau do Ponciano