Notícias
Gestores discutem criação de um Centro de Referência do Ifal em Girau do Ponciano
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Prefeitura Girau do Ponciano realizaram, na última terça-feira (30/05), uma reunião de trabalho para discutir a possível criação de um Centro de Referência do Ifal no município. Caso seja efetivado, o Centro de Referência será vinculado ao Campus Arapiraca e ofertará cursos em diversos níveis e modalidades educacionais, beneficiando não só estudantes de Girau do Ponciano, mas de cidades como Campo Grande, Feira Grande, Lagoa da Canoa, Craíbas, Traipu, entre outras.
A reunião foi realizada na sede da Procuradoria Jurídica de Girau do Ponciano. No diálogo, os representantes do Ifal e do município discutiram as possibilidades de projetos e parcerias educacionais que podem ser construídos com o futuro Centro de Referência. De início, a perspectiva é de oferta de cursos vinculados a programas de formação e qualificação profissional, como o Mulheres Mil, cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Qualifica Mais, Energife, entre outros.
A realização de projetos de ensino, pesquisa, inovação e extensão também foram discutidas, no sentido do fortalecimento da agricultura familiar, desenvolvimento socioeconômico, fomento ao empreendedorismo e à inovação. A criação do Centro de Referência do Ifal na cidade possibilitará, caso efetivada, a oferta de cursos técnicos (integrados e subsequentes), superiores e pós-graduações no futuro.
“Pensar a criação de um Centro de Referência do Ifal em Girau do Ponciano é algo que está totalmente vinculado ao cumprimento de nossa missão institucional”, afirmou o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, destacando que o Ifal tem como compromisso a oferta de educação de qualidade para a formação de cidadãos críticos para o mundo do trabalho e com a promoção do desenvolvimento sustentável. “Num estado de tantas desigualdades e preconceitos como o nosso, precisamos fazer a nossa parte e garantir uma educação de qualidade para nossos jovens e toda a sociedade”, pontuou o gestor.
Participaram do encontro pelo Ifal o reitor, professor Carlos Guedes; a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira; a pró-reitora de Extensão, Elisabete Duarte; o diretor-geral do Campus Arapiraca, Fábio Ribeiro, e o diretor-geral eleito, Augusto César de Oliveira. Representando o município estiveram o prefeito de Girau do Ponciano, David Barros; a secretária municipal de Educação e Cultura, Quiteria Cezar; e o secretário de Desenvolvimento Social, Jarbas Gomes de Barros Lopes. Além deles, esteve presente o deputado estadual Gilvan Barros Filho, como apoiador da proposta.
Benefícios para a região
O prefeito David Barros comentou que a possibilidade de construção de um Centro de Referência do Ifal em Girau do Ponciano será um marco para o desenvolvimento do município.
“Essa é uma porta de oportunidade que se abre. A instalação de um Centro de Referência do Ifal aqui em Girau traz várias oportunidades para quem mais necessita: os jovens que estão buscando capacitação técnica para o mercado de trabalho”, destacou o gestor. “A presença do Ifal em Girau do Ponciano significa um ganho muito grande para nosso município. Vai arregimentar pessoas de outros municípios que virão para Girau, aquecer a economia, trazer novas culturas, novos pensamentos. Traduzindo em outras palavras, é levar desenvolvimento para o nosso município”, afirmou o prefeito.
A secretária municipal de Educação e Cultura, Quitéria Cezar, ressaltou o potencial transformador que a presença do Ifal irá representar caso a instalação do Centro de Referência se efetive.
“Acreditamos que o Ifal poderá contribuir e muito para a população aqui de Girau e das cidades vizinhas. Vai ser um grande ganho para todos nós. Já estamos vislumbrando diversas parcerias em relação à formação continuada, cursos da EJA-FIC, entre tantos outros programas educacionais que temos aqui no município”, comentou.
Onde irá funcionar
Durante o encontro, o prefeito David Barros apresentou uma proposta de instalação do Centro de Referência num complexo educacional que será instituído no município, a partir de um amplo processo de reformas e construções nas atuais instalações do antigo Centro de Apoio à Integração da Criança (Caic).
Segundo o prefeito, o processo de construção do projeto do complexo de contratação das empresas que serão responsáveis pelas obras está bastante adiantado. Na reunião, ficou acertado que as equipes técnicas do Ifal e da Prefeitura irão agendar um encontro para estudarem em conjunto as adequações necessárias na estrutura física para o funcionamento do Centro de Referência do Ifal no complexo.
O que é um Centro de Referência
Em sua apresentação, a comitiva do Ifal destacou que o Centro de Referência é uma das modalidades possíveis para expansão das instituições da Rede Federal, processo que é regulamentado pela Portaria N.º 713 de 8 de setembro de 2021, do Ministério da Educação. De acordo com o documento, as instituições vinculadas à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica podem se expandir por meio de quatro formatações: 1) criação de novos Campi; 2) criação de polos da Educação a Distância; 3) criação de polos de Inovação; e 4) criação de Centros de Referência.
A criação de um novo campus é um processo de grande complexidade e que depende da autorização do Ministério da Educação (MEC). Os polos de Inovação dependem de editais específicos e de condições exigidas que precisam ser atendidas por cada instituição. Os polos de Educação a Distância e os Centro de Referências podem ser implementados a partir de decisão dos Conselhos Superiores das instituições da Rede Federal, sendo que estes últimos oferecem a possibilidade de ofertar cursos tanto a distância quanto presenciais, nos diversos níveis de ensino.
Os Centros de Referência podem ser criados por meio de parceria com órgãos da administração pública, como é o caso da Prefeitura de Girau do Ponciano. A partir da reunião da última terça-feira (30/05), a Prefeitura irá oficializar nos próximos dias a solicitação de criação do Centro, encaminhando ofício ao Campus Arapiraca. Em seguida, o documento deverá ser encaminhado à Reitoria do Ifal para que seja aberto um processo formal de análise e eventual instalação da estrutura. Construção de minuta e plano de trabalho, apreciação pelo Conselho Superior, audiência pública, entre outras etapas, fazem parte das fases a serem seguidas até a formalização do Centro de Referência do Ifal em Girau do Ponciano.