Notícias
Ifal planeja oferta de aperfeiçoamento de professores para atendimento especializado
Gestores da Pró-reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reuniram, nesta quarta-feira (26,) com a equipe que irá coordenar o “Curso de Aperfeiçoamento para Professores no Atendimento Especializado (Capaei) aos estudantes com deficiências visuais e físicas das diversas redes públicas no Estado de Alagoas”. A iniciativa tem como objetivo qualificar educadores das redes públicas de ensino para o atendimento a estudantes com tais especificidades.
Coordenado pelos professores Valéria Goia e Daniel de Jesus ambos do Campus Maceió, o projeto foi aprovado junto à chamada da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), por meio da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (Renafor). Eles explicam que a partir de uma formação especializada será possível aos docentes aplicar metodologias acessíveis e inovadoras em sala de aula.
“Por meio dessa formação, os professores receberão orientações sobre o uso de recursos pedagógicos adaptados, tecnologias assistivas e estratégias inclusivas, garantindo um ambiente escolar acessível e equitativo. A iniciativa reforça o compromisso com a educação inclusiva, promovendo mais oportunidades para estudantes com deficiência nas redes públicas de ensino de Alagoas”, enfatiza Daniel.
Além da coordenação, o projeto conta com o apoio técnico de Carlos Eduardo Menezes, do Campus Penedo, e com o suporte da Pró-Reitoria de Extensão do Ifal, por meio do pró-reitor Gilberto Neto e da assessora Betânia Avilar.
A capacitação deverá ser ofertada no final do semestre. “O curso já foi autorizado para planejamento e breve execução, tão logo serão publicados editais para bolsistas com experiência em Educação Inclusiva e abertura de inscrições para os professores da rede pública de todo o Estado de Alagoas interessados”, acrescenta Daniel.