Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal planeja oferta de aperfeiçoamento de professores para atendimento especializado
conteúdo

Notícias

Ifal planeja oferta de aperfeiçoamento de professores para atendimento especializado

Curso deverá ter início no final do semestre
por Jhonathan Pino publicado: 28/03/2025 10h16, última modificação: 01/04/2025 09h37

Gestores da Pró-reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) se reuniram, nesta quarta-feira (26,) com a equipe que irá coordenar o “Curso de Aperfeiçoamento para Professores no Atendimento Especializado (Capaei) aos estudantes com deficiências visuais e físicas das diversas redes públicas no Estado de Alagoas”. A iniciativa tem como objetivo qualificar educadores das redes públicas de ensino para o atendimento a estudantes com tais especificidades.

Coordenado pelos professores Valéria Goia e Daniel de Jesus ambos do Campus Maceió, o projeto foi aprovado junto à chamada da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), por meio da Rede Nacional de Formação Continuada de Professores (Renafor). Eles explicam que a partir de uma formação especializada será possível aos docentes aplicar metodologias acessíveis e inovadoras em sala de aula.

“Por meio dessa formação, os professores receberão orientações sobre o uso de recursos pedagógicos adaptados, tecnologias assistivas e estratégias inclusivas, garantindo um ambiente escolar acessível e equitativo. A iniciativa reforça o compromisso com a educação inclusiva, promovendo mais oportunidades para estudantes com deficiência nas redes públicas de ensino de Alagoas”, enfatiza Daniel.

Além da coordenação, o projeto conta com o apoio técnico de Carlos Eduardo Menezes, do Campus Penedo, e com o suporte da Pró-Reitoria de Extensão do Ifal, por meio do pró-reitor  Gilberto Neto e da assessora Betânia Avilar.

A capacitação deverá ser ofertada no final do semestre. “O curso já foi autorizado para planejamento e breve execução, tão logo serão publicados editais para bolsistas com experiência em Educação Inclusiva e abertura de inscrições para os professores da rede pública de todo o Estado de Alagoas interessados”, acrescenta Daniel.