Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal firma parceria com MP/AL para contribuir em ações de combate à violência contra a mulher

Cerimônia de assinatura de Termo de Contrato contou com participação de diversas instituições

publicado: 23/08/2021 18h14, última modificação: 23/08/2021 18h15

Leonardo Teles - estagiário de jornalismo

O Ministério Público de Alagoas (MPAL) realizou nesta segunda-feira (23) pela manhã, por meio de seu canal no Youtube, mais uma edição do #MPparavocê, um evento que faz parte da campanha Agosto Lilás, que neste ano celebra 15 anos da criação da Lei Maria da Penha. Com o tema "A rede de proteção, as políticas públicas e os projetos em Alagoas no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher", a cerimônia contou com participação de representantes de diversas instituições, inclusive o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes.

Em seu discurso, o reitor destacou que a Instituição sente-se muito honrada com o convite e participará dessa parceria e das ações a serem implementadas para promover ações educativas: alertando a população, os servidores, os estudantes e os pais e responsáveis sobre a importância da prevenção e da conscientização a respeito da violência doméstica. “Essa ação do Ministério Público e de outras instituições planta sementes, dissemina informações e dá as mãos de forma colaborativa, de forma integrada. Ajuda sim a formar uma corrente de proteção forte capaz de combater a violência contra a mulher”, salientou Carlos Guedes.

Além do Ifal, as instituições apoiadoras da campanha são: Empresarial Humberto Lobo, Casal, Equatorial Energia, Sesc, Cesmac, Residencial Jardins Europa e Preview. No final do encontro, todos os representantes dessas organizações assinaram um Termo de Contrato de Parceria cujo objetivo é divulgar ações do Agosto Lilás para o combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.Divulgação nas redes sociais de atividade desenvolvida pelo Campus Penedo

Ações do Ifal

Diversos departamentos do Ifal promoveram ações ao longo deste mês para celebrar 15 anos de criação da Lei Maria da Penha e informar o público sobre a necessidade de enfrentamento aos tipos de violência contra a mulher, não só no mês de agosto, mas no ano inteiro.

Divulgação nas redes sociais de atividade desenvolvida pelo Departamento de Enfermagem do Ifal

Por exemplo, o setor de Qualidade de Vida (QVT) do Ifal promoveu uma live no Youtube chamada “Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica: Como Procurar Ajuda?”. O Departamento de Enfermagem também desenvolveu atividades, promovendo campanhas em redes sociais e colocando-se à disposição para esclarecimento de dúvidas. Por fim, a equipe de Serviço Social criou uma série de conteúdos educativos sobre o tema e os divulgou nas mídias sociais da Instituição.

Agosto Lilás é uma campanha criada em 2016 com o intuito de divulgar a lei Maria da Penha e a rede de serviços Divulgação nas redes sociais promovida pelo Serviço Social do Ifalespecializados e denúncias para a mulher em situação de violência. A denúncia de violência pode ser feita pelo “ligue 180”, central de atendimento à mulher, que é gratuito e confidencial e funciona 24 horas por dia.

Acesse a transmissão do evento organizado pelo Ministério Público.