Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal passa a emitir portarias a partir do SIPPAG
conteúdo

Notícias

Ifal passa a emitir portarias a partir do SIPPAG

Novas regras definiram quando são necessárias a emissão daquele tipo de documento

por Jhonathan Pino publicado: 14/12/2020 10h57, última modificação: 14/12/2020 11h43

No último 3 de dezembro a Reitoria emitiu as portarias nº 4103 e 4108 em que definiram os novos procedimentos para a emissão de portarias no âmbito do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio do Sistema Integrado de Protocolo, Pagamento e Gestão (SIPPAG). De acordo com a regulamentação, a Secretaria do Gabinete do Reitor passará a ser a responsável por informar e publicar as portarias no Boletim de Serviços do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac). 

Outra alteração definida é que as portarias que antes eram solicitadas por memorando deverão ser solicitadas por processo eletrônico, é o caso das portarias de Substituição de chefia; Designação e dispensa de FG; Nomeação e exoneração de CD; Lotação; Autorização para dirigir veículo institucional e Comissões.

As demais portarias serão solicitadas por meio de seus processos principais, não havendo a necessidade de cadastrar um novo processo para esse procedimento, é o caso de portarias de Banca de avaliadores de RSC; Equipe de planejamento para contratação/licitação; e Fiscal de contrato.  

Razão da Mudança

A diretora substituta da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), Márcia Bom, lembra que a utilização do SIPPAG possibilita o preenchimento automático de dados dos servidores e padroniza as  portarias no âmbito da Instituição.A diretora substituto da DGP, Márcia Bom, fala dos avanços que o uso do novo sistema trará para a emissão de portarias.jpeg

“Pontualmente, na área de Gestão de Pessoas, o sistema trará grandes benefícios, pois ele integra as portarias inseridas com os cálculos de folha de pagamento. Com isso, será possível dar mais celeridade, eficiência e segurança às informações”, detalha Márcia.

Outro ganho com a adesão do sistema será o aumento na transparência dos atos públicos, já que o sistema possui uma versão web, trazendo mais uma forma de consulta às portarias por qualquer cidadão. 

O treinamento para a utilização do sistema, voltado aos servidores responsáveis pela emissão de portarias, já está disponível nas Coordenações de Gestão de Pessoas CGP´s dos campi ou DAPP, na Reitoria. A Coordenação de Protocolo e Arquivo também desenvolveu um tutorial para orientar os servidores, acesse aqui!

Transparência ativa

As portarias emitidas podem ser consultadas por qualquer cidadão a partir do Portal Público do Sipac, por meio do Boletim de Serviço, e as emitidas a partir de 14 de dezembro poderão ser consultadas também pela versão web do Sippag (https://sippag-web.ifal.edu.br/).