Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal passa a contar com duas novas fundações de apoio para projetos institucionais

por Bruno de Oliveira Andrade publicado: 10/05/2023 14h06, última modificação: 10/05/2023 18h21

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) divulgou, nesta quarta-feira (10/05), que a instituição passa a contar com duas novas fundações de apoio autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). As Fundações autorizadas como instituições de apoio possuem papel fundamental para a consecução do objeto de acordos, contratos ou convênios, bem como no atendimento a eventuais exigências de editais ou chamadas públicas, com vistas a sistematizar processos de gestão administrativa e financeira em projetos de ensino, pesquisa, extensão, extensão tecnológica, inovação e desenvolvimento institucional.

Até este ano, o Ifal tinha como fundação parceira a Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (FUNDEPES), credenciada a Universidade Federal de Alagoas (UFAL). De acordo com a PRPPI, a relação com a FUNDEPES é de vários anos e auxiliou o IFAL em dezenas de projetos de inovação, ensino, extensão e pesquisa. Atualmente a FUNDEPES está em processo de renovação da autorização de apoiamento junto ao MEC e ao MCTI, o que viabiliza a continuidade desta relação.

As 2 (duas) novas fundações credenciadas são:

1. FACTO - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia: instituída no ano de 2000 e credenciada ao Instituto Federal do Espírito Santo - IFES.

2. FUNETEC - Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba: criada em 1997, oriundo da Escola Técnica Federal da Paraíba.

Para maior detalhamento sobre as fundações apoiadoras, acesse a página do Ifal no link https://www2.ifal.edu.br/acesso-a-informacao/fundacoes-parceiras.

A equipe da PRPPI informa ainda que, além das citadas, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) está em processo de autorização de apoiamento junto aos órgãos competentes.

“Este esforço institucional tem a finalidade de promover uma maior disponibilidade de Fundações de Apoio junto ao Ifal, oportunizando à instituição receber uma melhor prestação de serviços por parte das Fundações de Apoio nos eixos do ensino, da pesquisa, extensão e inovação e fortalecendo o potencial de execução de vários projetos e ações estratégicas para o atendimento das demandas da sociedade e ao desenvolvimento institucional”, ressaltou a professora Eunice Palmeira, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal.