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Ifal participou da 4ª Semana da Educação Profissional e Tecnológica

Durante os dias 26 a 28 de novembro, 10 projetos do Ifal foram apresentados em Brasília.
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 29/11/2024 14h24, última modificação: 29/11/2024 14h24

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) esteve presente na 4ª edição da Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília. Uma comitiva formada por 24 pessoas, entre estudantes, docentes e servidoras/es, tiveram a oportunidade de contribuir para a divulgação da educação profissional e tecnológica, além de ampliar o reconhecimento social e a atratividade da educação profissional.

O grupo de Alagoas participou de uma vasta programação com encontros, mesas de debate, palestras, oficinas e a mostra tecnológica. Com o tema “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”, o evento gratuito foi um realização do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

 

Ifal lna 4ª SNEPT

O Ifal levou 10 projetos para a 4ª SNEPT. Um deles foi selecionado para participar da Vitrine Tecnológica por seu potencial inovador. Os estudantes Gabriel Luiz Lourenço Farias e Melrick Davison Fonseca Ribeiro, do curso técnico integrado ao ensino médio em informática, do campus Rio Largo, sob a orientação de Leonardo Bruno e Priscylla Silva, apresentaram o projeto Construção de robôs para competições: experiências do Grupo Robotech. A iniciativa atraiu a atenção de muitas/os visitantes, principalmente das crianças que adoraram brincar com o robô que estoura balão inflável.

As outras nove iniciativas de pesquisa estavam na Mostra Tecnológica. Alessandra Fernanda da Silva, estudante do Técnico em Química, do campus Maceió, sob a orientação da professora Rosanny Silva, apresentou o projeto Revelação de Impressões Digitais Latentes em objetos metálicos pela eletrodeposição da Polianilina

Sheldon Cristiano Souza da Silva, estudante de Engenharia Civil, do campus Maceió, sob a orientação do professor Vinicius Dantas, apresentou o projeto SARNDBOX e Ensino de Geociências: Laboratório Móvel de Realidade Aumentada para Educação Básica e Engenharia Civil.

Luiz Filipe Barbosa Varjão, estudante de Engenharia Agronômica, do campus Piranhas, sob a orientação da professora Ana Fireman, apresentou o projeto AlfaBeto e Jogos de Linguagem.

José Alex da Silva Pereira, estudante de Informática para Internet, do campus Viçosa, sob a orientação do professor Lucas Henrique Pajeu de Lima, apresentou o protótipo de base mecânica de lançamento de foguetes para competição.

Guilherme de Lima, estudante do técnico integrado ao ensino médio em informática, do campus Rio Largo, sob a orientação do professor Leonardo Medeiros Silva, apresentam projeto de automação e controle de dispositivos com o uso de internet das coisas por meio do microcontrolador ESP8266.

O campus Penedo levou três projetos. Aysha Valentim, do curso de Meio Ambiente, estava com Sistema autônomo de irrigação baseado na umidade do solo; Túlio Ferreira, do curso de Química, com o projeto Mini estação meteorológica itinerante;  e, Jorge Alexandre, do curso de Química, com Sistema de detecção de gás com fechamento automático. Os três do curso técnico integrado, sob a orientação do professor Oberlan da Silva.

 

4ª SNEPT

Neste ano, foram selecionados mais de 400 projetos de 56 instituições de educação profissional e tecnológica espalhadas pelo Brasil, incluindo as redes federal, estadual e privada, além dos serviços nacionais de aprendizagem (Senai, Senac e Sest/Senat).

Durante o evento, serão apresentadas pesquisas que envolvem tecnologias 3D, prototipagem, aplicativos, simuladores, jogos, educação assistiva e inclusiva, inteligência artificial, robótica, cidades inteligentes, drones, realidade virtual, entre outros temas. Temas como empreendedorismo, assistência técnica, desenvolvimento sustentável também farão parte das atividades ofertadas nos três dias de programação, que conta ainda com atividades interativas disponíveis para os participantes.