Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa do Moodle Moot Brasil e atua para melhorar o ensino e a aprendizagem a distância
conteúdo

Notícias

Ifal participa do Moodle Moot Brasil e atua para melhorar o ensino e a aprendizagem a distância

Plataforma Moodle é utilizada por aproximadamente 1200 estudantes de cursos a distância do Ifal
por Elaine Rodrigues publicado: 26/08/2024 15h13, última modificação: 26/08/2024 15h28

Sete servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) representaram a instituição no Moodle Moot Brasil 2024, um dos eventos mais importantes do país para a comunidade de usuários e desenvolvedores do Moodle. A plataforma é utilizada pelo Ifal e, atualmente, os servidores da instituição se dedicam para modernizar os ambientes virtuais e aprimorar a experiência da comunidade acadêmica nos cursos a distância.

Cledilma Costa, pró-reitora de Ensino do IfalO Moodle Moot Brasil foi realizado em Brasília, na última semana, de 21 a 23 de agosto. O Ifal faz parte da comunidade Moodle desde a implementação da Educação a Distância (EaD) pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). “Ao longo dos últimos 17 anos, o Ifal tem utilizado o Moodle como uma ferramenta essencial para proporcionar experiências de aprendizagem significativas, consolidando a EaD como uma modalidade que democratiza o acesso à educação e promove o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas”, destacou a pró-reitora de Ensino, Cledilma Costa.

A coordenadora adjunta da UAB no Ifal, Christiane Agra, foi uma das participantes do evento e contou que o Moodle é um dos principais sistemas de gestão de aprendizagem no mundo, além de ser uma plataforma central para a educação a distância no Brasil. “Durante o evento, foram abordados temas como inovações no Moodle, incluindo a introdução da inteligência artificial, plugins essenciais, gamificação e novas funcionalidades da versão 4.5 do Moodle. O evento foi dividido em diferentes trilhas, focando em ‘Mundo Professor’, ‘Mundo TI’ e ‘Mundo Gestor’, o que permitiu atender a uma ampla gama de interesses dos participantes”.

Evento realizado em Brasília reuniu usuários e desenvolvedores do MoodleO Ifal enviou representantes para cada um dos setores abordados no evento. Além de Christiane Agra, também participaram do evento o coordenador de Ensino a Distância, Luiz Henrique de Gouveia Lemos; o coordenador do curso de Licenciatura em Letras a Distância, Reinaldo Rafael de Albuquerque Pereira Junior; a coordenadora de Tutoria da UAB, Ana Paula Fiori; a técnica em Assuntos Educacionais da Diretoria de Educação a Distância (Diread), Suzany Cristina Vilhena Rodrigues; o programador visual da Diread, Jonatas Rocha Cruz; e o professor do Campus Rio Largo, Clécio do Nascimento Santos. “O evento foi muito importante para podermos observar que estamos no caminho certo, como também de suma importância para visualizarmos as possibilidades do Moodle e suas aplicações, onde ressalto a questão da emissão de relatórios personalizados, a gamificação e os recursos de H5P”, salientou a coordenadora de Tutoria, Ana Paula Fiori.

Moodle no Ifal

Elisabete Duarte, diretora de Educação a Distância do IfalAtualmente, o Moodle é utilizado por, aproximadamente, 1200 estudantes em todos os cursos da modalidade a distância do Ifal e a Diread está empenhada para expandir o uso da plataforma. A diretora de EaD do Ifal, Elisabete de Oliveira, explica que a equipe pretende desenvolver um plano de ação para modernizar os Ambientes Virtuais de Aprendizagem e formar professores, tutores e colaboradores. “Com as melhorias que pretendemos implementar, será possível disponibilizar para os cursos presenciais com percentual de carga horária a distância. Nossa preocupação é proporcionar a melhor experiência de aprendizagem possível aos nossos alunos, garantindo a eficácia e a eficiência educacional, garantindo a robustez de uma instituição do porte do Ifal”, ressaltou.

Evento realizado em Brasília reuniu usuários e desenvolvedores do MoodleA Diread também tem oferecido formação em Moodle para os servidores do Ifal e atualizações são necessárias porque nos 17 anos de utilização da plataforma, foram feitas modificações relevantes. “A equipe tem investido na formação de professores e tutores para garantir experiências significativas de aprendizagem a distância disponíveis na plataforma. Novas otimizações estão sendo desenvolvidas pela equipe. Com a participação no evento, constatamos que o Ifal é uma instituição experiente no Moodle e dialoga por igual com outras instituições”, afirmou o coordenador do curso de Letras, Reinaldo Albuquerque Pereira.

E a atuação da Diread também é focada nas próximas ofertas de cursos à população. O coordenador de Ensino EaD, Luiz Henrique Lemos, destaca a previsão de ofertas que está registrada no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Ifal até 2028, na modalidade EaD, com cursos da educação básica, graduação e pós-graduação, que pode ser conferida aqui, nas páginas 218 e 219. “A participação no Moodle Moot Brasil 2024 reflete o compromisso da instituição em se manter na vanguarda da educação a distância, sempre buscando inovações e melhorias para continuar oferecendo um ensino de excelência”, finalizou a pró-reitora, Cledilma Costa.