Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa do I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior e cumpre agenda institucional em Portugal
conteúdo

Notícias

Ifal participa do I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior e cumpre agenda institucional em Portugal

Evento buscou incentivar a cooperação internacional entre as instituições de ensino superior de Portugal e do Brasil

publicado: 08/04/2022 16h46, última modificação: 08/04/2022 17h47

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) marcou presença no I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior, realizado de 04 a 06 de abril, na cidade de Bragança, em Portugal. O evento contou com a participação de gestores das redes portuguesas e brasileiras de educação profissional, científica e tecnológica, e o Ifal foi representado por uma comitiva formada pelo reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Eunice Palmeira e a coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Duarte.  

O evento foi sediado pelo Instituto Politécnico de Bragança (IPB), e realizado com o apoio e organização do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). Na programação de 4 a 6 de abril, foram promovidas palestras, mesas redondas e quatro workshops com temáticas pertinentes às instituições portuguesas e brasileiras: a Mobilidade e a Dupla Diplomação, a Inovação Formativa, os Processos de Cocriação e o Empreendedorismo, e o fortalecimento das Redes de Cooperação Internacional envolvendo os dois países.

A agenda em Portugal contou ainda com um calendário de visitas técnicas ao Instituto Politécnico da Guarda e o Instituto Politécnico do Porto, realizadas respectivamente nos dias 7 e 8 de abril, além de encontros pontuais, a exemplo da reunião conjunta CCISP-Conif, envolvendo os presidentes dos Institutos Politécnicos e dirigentes das instituições da Rede Federal.  

Confira a programação que reuniu dirigentes, professores e assessores de relações internacionais da rede de ensino superior politécnico de Portugal e da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica do Brasil:

Delegação do Ifal chega em Bragança.jpgDia 04 de abril 2022: Abertura oficial do evento e primeiro dia de palestras sobre Inovação Formativa, Processos de Cocriação e Empreendedorismo. O reitor Carlos Guedes e a pró-reitora Eunice Palmeira participaram do Workshop "Percursos pela inovação formativa no ensino superior". Já a coordenadora de Relações Internacionais Carolina Duarte participou do workshop "Contactos entre gabinetes de relações internacionais". 

 

Dia 05 de abril 2022: Segundo dia de programação com as palestras sobre Mobilidade e Dupla Diplomação. Cumpre destacar que o Ifal está entre os 14 institutos da Rede Federal que possuem Dupla Diplomação, fruto da parceria com o IPB no curso de Engenharia Civil do Campus Palmeira dos Índios. Na agenda de workshops, o reitor Carlos Guedes e a pró-reitora Eunice Palmeira participaram da coordenação do evento "Contactos entre gabinetes de empreendedorismo".

Ainda no dia 5, a comitiva visitou a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, tendo encontrado a egressa do Ifal - Campus Marechal Deodoro, Juliana Costa, que participou do Programa de Mobilidade Acadêmica em 2019 e atualmente estuda Licenciatura em Educação Ambiental em Portugal. 

Reunião entre Conif e  Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos.jpgDia 06 de abril 2022: Agenda de reuniões pontuais entre a comitiva do CONIF e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). O Ifal também participou do "Matchmaking: Contatos entre instituições portuguesas e brasileiras". Em pauta, ações conjuntas de internacionalização, mobilidade de docentes e alunos, pesquisa e inovação, estágios internacionais e qualificação de servidores. A visita foi concluída com a assinatura da renovação do acordo de cooperação com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).  

As áreas potenciais identificadas para intercâmbio com o Instituto do Porto foram a Engenharia Civil, Hotelaria e Turismo, para o Politécnico do Porto; já com o Instituto da Guarda, foram a Engenharia Civil, Meio Ambiente, Educação e Computação.

Dia 07 de abril: O Ifal assinou mais dois acordos de cooperação internacional: o primeiro foi com o Instituto Politécnico da Guarda e o segundo, com o Instituto Politécnico do Porto. Esses convênios são voltados para o intercâmbio acadêmico e cultural, através de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão, além da transferência de tecnologia. Após a assinatura do convênio com o Politécnico da Guarda, a comitiva composta pelo reitor Carlos Guedes, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação, Eunice Palmeira, e a coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Duarte, visitou a Escola Superior de Tecnologia, que dispõe de uma infraestrutura moderna de laboratórios, sobretudo para as engenharias. 

 

Reitor assina convênio com o IPGuarda.jpg

Dia 08 de abril: Comitiva do Ifal cumpriu o último dia de agenda do Conif no Instituto Politécnico do Porto. A comitiva participou da apresentação do Projeto LAPASSION (Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação) e do projeto Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership (Brampssol). Por fim, o reitor do Ifal participou da reunião remota com o Conif e o atual Ministro da Educação, Victor Godoy, para discutir o orçamento da SETEC em 2022.