Notícias
Ifal participa de reunião entre coordenadoras/es do PIBID e Seduc/AL
O Instituto Federal de Alagoas, por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen), participou na tarde dessa quinta-feira (03), de uma reunião na sede da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC/AL), com o objetivo de encaminhar as necessidades apresentadas por essa Secretaria para a seleção de escolas a serem credenciadas como escolas-campo para o atendimento ao Pibid.
O momento de diálogo foi proposto pela Gerência de Especial de Ensino Superior da Seduc e contou com a participação da Superintendência de Cooperação com os Municípios, coordenadoras/es de Gestão das Instituições de Ensino Superior com os seus projetos institucionais aprovados pela CAPES, que são Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), o Centro Universitário Cesmac e o Centro Universitário Mário Pontes Jucá. Participaram representando o Ifal, o coordenador institucional, Ricardo Jorge de Sousa Cavalcanti, e, o coordenador de Gestão de Processos Educativos, Fábio José dos Santos.
De acordo com Ricardo Jorge Cavalcante, o propósito central do momento, além de possibilitar a interação entre as Instituições de Ensino Superior (IES), é o de, periodicamente, serem realizadas reuniões visando ao fortalecimento de vínculos entre esse Secretaria, as IES e as escolas. "Pontos voltados ao compartilhamento de demandas para o atendimento aos editais, que brevemente serão lançados, por cada IES, foi também pauta de discussão", destacou o coordenador institucional do Pibid Ifal. Ainda segundo Ricardo Cavalcanti, momentos como este reafirmam o compromisso do Pibid com a formação de professores/as em Alagoas.
"Temos uma missão cada vez maior em cada edição, que é a de poder fornecer subsídios teórico-práticos para que os/as agentes (supervisores e pibidianos/as) diretamente implicados com a escola possam vivenciar situações necessárias à mediação pedagógica nesse contexto e, por extensão, apliquem metodologias que sirvam para um duplo papel, que é o de formação continuada, voltada aos supervisores, e a de formação inicial de qualidade, centrada na participação dos/as licenciandos/as em programas da magnitude e do compromisso social do Pibid. Ações essas que, certamente, servem para um processo de construção contínuo de diálogos entre todos/as os/as envolvidos/as em prol de uma educação pública socialmente referenciada.”, finaliza o Coordenador.
As IES com projetos institucionais aprovados aguardam, a partir da sinalização da CAPES para a divulgação ainda para este fim de semana, a quantidade de cotas de vagas destinada a cada IES, e, por conseguinte, a cada subprojeto aprovado, que comporá Núcleos de Iniciação à Docência (NID), em cursos da modalidade presencial e nos da modalidade a distância no âmbito institucional.