Notícias
Ifal participa de Mutirão de Aprendizagem Profissional
Por Thiara Oliveira E Alexandre Abreu
Inúmeros jovens alagoanos estiveram presentes na quarta-feira (04), no Mutirão da Aprendizagem Profissional, realizado no Centro de Convenções de Maceió, no Jaraguá. O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) foi uma das instituições formadoras participantes, além das mais de 40 empresas aptas a realizar contratação de estudantes na modalidade Jovem Aprendiz.
Durante o evento, a equipe da Pró-reitoria de Extensão (Proex) realizou atendimentos e encaminhamentos de estudantes e egressos para atender as mais de 2.400 vagas disponíveis para contratação. Conforme Dilliani Oliveira, chefe do Departamento de Extensão, Estágios e Egressos, setor vinculado à Proex, o Ifal teve uma participação muito destacada no Mutirão de Aprendizagem Profissional, agregando valor ao evento não só por meio da realização de cadastros, formalização e emissão de contratos de aprendizagem.
“Nossa atuação foi além. Participamos com mostra tecnológica, panfletagem, distribuição de brindes institucionais e brindamos o público presente com uma linda apresentação da Camerata Jovem do Ifal Campus Maceió”, enumerou ela, destacando que, após o Mutirão de Aprendizagem Profissional, muitas contratações ainda deverão ser efetivadas por empresas que souberam, durante o evento, que o Ifal conta com o Programa Jovem Aprendiz.
De acordo com o pró-reitor de Extensão, Gilberto Neto, o Ifal possui o Jovem Aprendiz desde 2004, sendo uma oportunidade de formação e acesso ao mundo do trabalho. Ainda de acordo com ele, as oportunidades do Mutirão da Aprendizagem Profissional foram em empresas de Maceió e região, com foco nos campi Maceió, Satuba, Rio Largo e Benedito Bentes.
Segundo Caio Landeosi, coordenador do Programa Jovem Aprendiz do Ifal, a participação do Ifal, em especial dos estudantes, superou todas as expectativas.
"Vieram muito mais alunos do que a gente tinha previsto, e isso foi muito bom, porque a gente conseguiu direcionar os alunos às empresas que são da área de atuação dos cursos. A gente conseguiu fazer essa ponte, e esperamos que seja produtivo com as contratações ao final do Mutirão”.
Ifal no Mutirão
A participação dos estudantes do Ifal foi expressiva, caravanas dos campi Maceió, Marechal Deodoro, Satuba, Rio Largo e Benedito Bentes chegaram cedo e com a turma preparada para conquistar uma vaga.
Como foi o caso dos estudantes do curso técnico integrado em Edificações do campus Maceió Nicolas Gabriel, João Asafe, Wanessa Felix, Evelyn Raquelle e Edmilson Queiroz. Muito empolgados, elegeram Edmilson como porta-voz que afirmou que visitaram todos os estandes de empresas de construção.
Os egressos Ailton Luis e Gabriel Carvalho, que cursaram o técnico integrado em Mecânica no campus Maceió, também foram beneficiados com as orientações e encaminhamentos, uma vez que bastava ir fardado e ter tido vínculo com o Ifal para receber atendimento.
O estudante do curso superior tecnológico em Gestão de Turismo, Caio Ataide, 21 anos, chegou cedo, foi ao estande do Ifal e lá recebeu orientação sobre as oportunidades na sua área de atuação.
“Vim direto a uma rede de hotéis que tinham mais de cinco empreendimentos. Estou confiante”.
Programa Jovem Aprendiz
Para participar do Programa Jovem Aprendiz é necessário cadastrar o currículo no Banco de Talentos do Ifal. É daí que são tirados os candidatos para participarem dos processos seletivos das empresas, tanto para estágios como para oportunidades de trabalho. Uma vez chamadas, eles participam de entrevistas e testes.
No caso do Programa Jovem Aprendiz, podem se inscrever todos os alunos dos cursos técnicos que sigam o requisito da idade do Ministério do Trabalho, como é normalmente voltado para maiores de 14 anos e menores de 24. Após o cadastro no Sistema de Estágios e Jovem Aprendiz (Seja) a/o aluna/o ele recebe via e-mail as orientações para acesso ao sistema, informações e orientações para assinatura do contrato.
Caso alguma empresa queira fazer parceria para a contratação de alunos do Ifal, é necessário que a mesma preencha o formulário eletrônico. Não há cobrança de quaisquer valores.
O coordenador do programa Jovem Aprendiz no Ifal, Caio Leondosi, pontua que, ao contrário do estágio, que não cria vínculo empregatício, no Jovem Aprendiz, o contratado possui um vínculo com todos os direitos inerentes, como salário-mínimo, FGTS, adicional de férias, férias remuneradas, 13º salário e estabilidade em caso de gravidez.
