Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa de Missão Internacional do Conif para o México
conteúdo

Notícias

Ifal participa de Missão Internacional do Conif para o México

Prospecção Internacional visa fortalecimento da Cooperação Acadêmica e Técnica da Rede Federal
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 19/08/2025 15h55, última modificação: 19/08/2025 15h55

Onze conselheiros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), entre eles o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), embarcaram, nesta segunda-feira (18), para o México em uma missão de prospecção com instituições de Educação Profissional e Tecnológica do país. 

A missão tem como objetivo estabelecer e fortalecer o intercâmbio de experiências, o desenvolvimento de projetos conjuntos e a criação de mecanismos permanentes de colaboração. Nos próximos dias, as/os dirigentes mantém uma intensa agenda, que prevê, entre outras atividades, a realização do Seminário Brasil-México: Perspectivas e Desafios da Educação Profissional e Tecnológica, reuniões bilaterais entre gestores brasileiros e mexicanos, a assinatura de acordos de cooperação entre instituições dos dois países e o mapeamento de áreas prioritárias para cooperação, com ênfase em temas como inovação tecnológica, interlocução com o mundo do trabalho e economia social.

Segundo Carlos Guedes, reitor do Ifal e integrante da Missão, os dois países devem desenvolver projetos conjuntos e estabelecer mecanismos permanentes de colaboração. 

“O Conif reconhece a importância estratégica de fortalecer laços de cooperação internacional com países do Sul Global, especialmente com parceiros latino-americanos que compartilham desafios e potencialidades semelhantes no campo da educação profissional e tecnológica”, destacou.

O reitor reconheceu ainda a necessidade de estabelecer e fortalecer relações institucionais entre os dois países, com foco no intercâmbio de experiências, desenvolvimento de projetos conjuntos e estabelecimento de mecanismos permanentes de colaboração e incluir servidores e estudantes do Ifal nesses projetos conjuntos.

 

Com apoio da Comunicação do Conif

Foto: Divulgação/Conif