Notícias
Ifal participa de instalação do Fórum de Gestores Federais em Alagoas
Nesta quarta-feira, 4, foi instalado o Fórum de Gestores Federais em Alagoas, que conta com a participação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). A Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República promoveu o encontro com representantes de diversas instituições federais, na sede da Controladoria-Geral da União (CGU) em Alagoas.
A assessora especial da Secretaria, Eliza Pellegrini, apresentou painéis inteligentes, construídos para integrar e disponibilizar dados públicos das instituições e destacou os objetivos do fórum. De acordo com a Secretaria de Relações Institucionais, o fórum é uma instância permanente de articulação e participação colegiada dos gestores federais de cada estado. O intuito do espaço é promover a troca de experiências e a implementação de políticas públicas alinhadas às diretrizes do governo federal e às necessidades locais.
O reitor do Ifal, Carlos Guedes, participa de uma reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em Brasília, e foi representado pelas pró-reitoras de Ensino, Cledilma Costa, e de Desenvolvimento Institucional, Carolina Duarte. Durante o encontro, os representantes apresentaram as atividades desenvolvidas pelas suas instituições e abordaram os desafios enfrentados.
“É uma oportunidade de diálogo entre as instituições federais, independente da natureza, para se colocar e apresentar enquanto instituição, e também para se colocar em escuta. A partir dessa mobilização, vai ser possível um diálogo mais sólido para o encaminhamento de demandas”, explicou Cledilma Costa.
Coordenação do Fórum
Durante a reunião, foi definida a coordenação do Fórum dos Gestores Federais em Alagoas. Participam da coordenação os representantes do Ifal, da Caixa Econômica Federal, do Ministério da Gestão e Inovação (MGI), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e da CGU em Alagoas.
A coordenação vai definir, em breve, a metodologia de atuação do grupo e a agenda de trabalho. Além do Ifal e das instituições federais que vão atuar na coordenação estadual do fórum, também estiveram presentes representantes de Alagoas do Ministério da Cultura, do Governo de Alagoas, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), da Receita Federal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), do Banco do Nordeste, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Banco do Brasil, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Advocacia-Geral da União (AGU), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), da Associação Brasileira de Inteligência (Abin), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), da Marinha do Brasil, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).