Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa de evento sobre propriedade intelectual e transferência tecnológica em Maceió

Programação acontece até a próxima sexta-feira (17)
por Adriana Thiara publicado: 15/05/2024 08h59, última modificação: 15/05/2024 08h59

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Carlos Guedes de Lacerda, acompanhado da Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, participaram da cerimônia de abertura do XIV ProspeCT&I e do 8º Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, nesta segunda-feira, (13).

Promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Profnit/Ufal), a programação do evento segue até a sexta-feira (17) e traz à capital alagoana instituições e pesquisadores internacionais para discutir a temática "Interação da Universidade - Indústria e caminhos para uma Bioeconomia efetiva".

Segundo o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, a Rede do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) tem crescido graças as parcerias na promoção das ações e projetos de inovação.

"Ifal é um parceiro da Ufal e de Alagoas neste cenário", reforçou gestor, que sinalizou que é perceptível a retomada de investimentos e programas que voltaram a ser resgatados. "Não há país competitivo sem que haja investimento, respeito e proteção da propriedade intelectual", afirmou Tonholo.

Para o reitor do Ifal, Carlos Guedes, o encontro fortalece a identidade de Alagoas no cenário nacional, na geração da propriedade intelectual e transferência de tecnologia. "Momento ímpar para disseminação da cultura da inovação e boas práticas na produção de ciência, tecnologia e inovação no estado de Alagoas”.

Atualmente o Ifal possui 107 propriedades registradas, das quais 102 tiveram seus registros realizados entre 2019 a 2024. Além disso, Ifal possui cinco egressos do Profnit.