Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa de evento de internacionalização promovido pelo Consulado Geral dos Estados Unidos, no Recife

publicado: 15/05/2023 17h38, última modificação: 16/05/2023 13h46

Por Isabelle Guedes *

Nos dias 10 e 11 de maio, na cidade do Recife, gestores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participaram do Encontro Pontes Americanas de Internacionalização dos Institutos Federais da Região Nordeste do Brasil. O evento reuniu gestores dos Institutos Federais da região que atuam no processo de internacionalização em suas instituições.

Participaram do encontro, a convite do Consulado, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira; a coordenadora de Relações Internacionais, Carolina Duarte; e o coordenador do Centro de Idiomas, Gustavo Correia.

Além das iniciativas próprias do governo estadunidense, o encontro possibilitou a reunião dos gestores dos IFs com representações diplomáticas de outros 20 países, dentre eles Alemanha, Suécia, México, Cabo Verde, entre outros.

Na oportunidade, a Embaixada dos Estados Unidos, através da unidade consular em Recife, apresentou um conjunto de iniciativas que podem beneficiar toda comunidade acadêmica dos institutos federais da região.

Os Estados Unidos dispõem de diversos programas e projetos voltados à educação. Dentre eles o EducationUSA, uma rede global de centros de orientação educacional que fornece informações, recursos e serviços para ajudar estudantes estrangeiros a navegar no processo de admissão em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, desde a escolha das escolas até a inscrição e a obtenção de visto. Durante visita ao consulado em março, o reitor do Ifal, professor Carlos Guedes, manifestou interesse em implantar no Ifal um centro EducationUSA.

Na ação, ainda foram apresentadas experiências exitosas de estudantes da Rede Federal que participaram de iniciativas promovidas pelo país, como o Jovens Embaixadoras, Power4girls e Community College Initiative Program.

Carolina Duarte, coordenadora de Relações Internacionais do Ifal, reforçou a importância da conexão diplomática entre os países. ‘’A aproximação do Ifal com a missão diplomática dos EUA no Brasil vem rendendo bons frutos, a exemplo da participação recente de um estudante do Campus Palmeira dos Índios no programa de intercâmbio Study of the U.S. Institutes (SUSIs). O encontro proporcionou um mergulho nas iniciativas voltadas à internacionalização da educação promovidas pelo governo estadunidense, trazendo boas perspectivas de ações para nossos estudantes e servidores”, conta.

Falando da inovação trazida pelo encontro, a pró-reitora Eunice Palmeira complementa falando sobre o dinamismo do ensino inovador proposto. ‘’Em uma sociedade globalizada e conectada, o evento trouxe a perspectiva da inovação como um ponto chave para uma educação que requer um ensino-aprendizagem mais dinâmico, onde a comunicação e a tecnologia são fundamentais para esse novo aprendiz que é global’’.

O coordenador do Centro de Idiomas, Gustavo Correia, falou sobre a ampliação das possibilidades que eventos internacionalizadores realizam. ‘’O evento viabiliza a ampliação das possibilidades relacionadas à promoção do ensino de língua inglesa, formação continuada para docentes e mobilidade acadêmica de discentes, docentes e técnicos administrativos. Além de fortalecer o processo de internacionalização do Ifal’’, pontua.

* Sob a supervisão de Bruno Andrade