Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa de Encontro Nacional de Alimentação Escolar
conteúdo

Notícias

Ifal participa de Encontro Nacional de Alimentação Escolar

Brasília

Em Brasília, reitor e equipe de Assistência e Nutrição Estudantil representam a instituição
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 05/02/2025 14h07, última modificação: 05/02/2025 15h43

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participa, desde a última terça-feira (04), do Encontro Nacional do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), em Brasília. A comitiva formada pelo reitor, Carlos Guedes; pela diretora de Políticas Estudantis (DPE), Karine Santos; pela coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Lidiane Almeida; e, a nutricionista do Campus Batalha, Thaísa Porto, está integrada a cerca de outras/os 1.500 participantes no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal.

O Encontro do PNAE é uma realização do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O evento tem como foco o debate sobre a construção de uma Política Brasileira de Alimentação Escolar, cuja redação já está em apreciação no Senado Federal e é considerada histórica para o fortalecimento da alimentação escolar no Brasil. 

Para o reitor do Ifal, o PNAE é uma das maiores e mais importantes políticas públicas do país. “Alimentação escolar é um tema que toca o nosso coração. Represento a Rede Federal no Encontro do Programa Nacional de Alimentação Escolar, pois já é uma pauta muito cara pra mim, e venho acompanhando de perto desde que assumi como reitor. Considero que a alimentação escolar para a Rede Federal é fundamental  para garantirmos a permanência das/os nossas/os estudantes”, destacou.

O reitor pontuou ainda que há um propósito institucional na implantação da alimentação escolar em todas as unidades do Ifal. “Quem acorda às 5h da manhã todos os dias  para chegar nos nossos campi, de ônibus, de van, de mototáxi, de carona, a pé, de barco ou a cavalo precisa de um lanche nos intervalos e de um prato quente para continuar na escola no contraturno. Quem entra pelos portões das escolas brasileiras todos os dias [precisa]. E nós desejamos continuar transformando a vida das pessoas que mais precisam, a/o estudante não aprende com fome”, reforçou.

A diretora de Políticas Estudantis do Ifal, Karine Santos, considerou que a participação no evento trouxe diversos conhecimentos para entender mais sobre o PNAE e avançar com a implementação em todos os nossos campi. “Foi anunciado também a alteração da legislação do PNAE no que se refere a redução de alimentos ultraprocessados de 20% para 15% nos cardápios das escolas para 2025. Então, além da garantia  da alimentação como direito, o PNAE objetiva criar uma cultura de alimentação saudável no ambiente escolar para que se possa ser garantido uma permanência com qualidade a nossos estudantes”, ressaltou.

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição Escolar, Lidiane Almeida, a participação na oficina sobre financiamento possibilitou acrescentar proposições sobre a necessidade de financiamento complementar da alimentação escolar para a Rede a fim de contribuir com o direito à  alimentação escolar de nossos estudantes.

Encontro PNAE

O encontro contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Educação, Camilo Santana, além de nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar, gestores da educação e especialistas no tema. A programação segue até esta quarta-feira (05), com uma série de atividades como palestras e mesas de debate.

Por ocasião de sua estadia em Brasília, o reitor do Ifal, Carlos Guedes, esteve reunido com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), Marcelo Bragagnoli. Já Karine Santos e Lidiane Almeida participaram de uma reunião com a equipe da Setec tendo como pauta principal a alimentação escolar.