Notícias
Ifal participa de encontro com ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, está em Maceió cumprindo agenda oficial e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) participou da programação ministerial realizada nesta quarta-feira (04). ‘Agricultura Familiar e Economia Solidária como fatores de crescimento econômico’ foi o tema da palestra que a equipe de gestão sistêmica do Ifal prestigiou durante a visita do ministro.
Estavam presentes na agenda, no Palácio República dos Palmares, o reitor do Ifal, Carlos Guedes; o pró-reitor de Extensão, Gilberto Neto; o diretor do Campus Marechal Deodoro, Éder Souza; que foram recebidos pelo vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa; e pelo secretário executivo de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Adalberon de Sá Júnior, entre outras autoridades.
A participação do Ifal no encontro reforça o compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento da economia solidária. Segundo o reitor Carlos Guedes, o Ifal possui programas e projetos que estimulam desde o cooperativismo, o associativismo e a agricultura familiar até o fortalecimento da economia solidária alagoana.
Segundo Gilberto Neto, pró-reitor de Extensão, esse apoio dado aos empreendimentos solidários no que tange o acesso a políticas públicas favorece a sustentabilidade e a sobrevivência deles. “O Ifal tem uma incubadora tecnológica de economia solidária com nove grupos, que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em economia solidária”, destacou Gilberto.
O ministro Paulo Teixeira contou que, desde 2013, o Brasil é um território de debates das políticas de desenvolvimento e salientou que o alimento que vai para a mesa do povo brasileiro é aquele que pode ser produzido pela agricultura familiar. "O Nordeste salvou o Brasil de um retrocesso em um momento particular de humanidade de retomada do Estado de bem-estar social. O capital financeiro por vezes quer superar o Estado Nacional. Alagoas neste contexto, e também da Agricultura, é um destaque no cenário de busca pela igualdade e pelo desenvolvimento social e econômico", afirmou.
O vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, registrou que diversos programas e iniciativas foram implementados para promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo no estado. “O cooperativismo sempre foi um dos pontos principais de minha gestão. Em 2022, firmei o compromisso de criar uma secretaria que atuasse exclusivamente com o cooperativismo e assim fiz. Alagoas é um dos estados que mais possuem pessoas inseridas no cooperativismo e é uma das nossas fontes de renda”, comentou Lessa.
Ronaldo Lessa também reforçou a importância dessa temática de agricultura familiar e economia solidária, enfatizando que ela é prioritária no Estado e na agenda de governo, sendo Alagoas o único estado brasileiro com uma secretaria dedicada ao cooperativismo e à economia solidária.
Paulo Teixeira
Paulo Teixeira, atual ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, tem uma longa trajetória política. Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), iniciou sua carreira como subprefeito de São Miguel Paulista entre 1991 e 1993, durante a gestão de Luiza Erundina na prefeitura de São Paulo. Em 1994, foi eleito deputado estadual em São Paulo, sendo reeleito em 1998.
Entre 2001 e 2004, Teixeira ocupou o cargo de Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Paulo e, simultaneamente, foi diretor-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB) de 2003 a 2004. Em 2004, foi eleito vereador da cidade de São Paulo.
Desde 2007, Paulo Teixeira exerce o mandato de deputado federal por São Paulo, sendo reeleito consecutivamente em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Em 2011, atuou como líder do PT na Câmara dos Deputados.
No dia 29 de dezembro de 2022, foi anunciado como ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, assumindo o cargo em 1º de janeiro de 2023. Em junho de 2023, foi promovido ao último grau da Ordem do Mérito da Defesa, recebendo a Grã-Cruz suplementar.