Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa de aula inaugural de mestrado em Pesquisa em Saúde no Cesmac

Ifal participa de aula inaugural de mestrado em Pesquisa em Saúde no Cesmac

publicado: 04/03/2016 16h19, última modificação: 04/03/2016 16h19

Representando o reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira, o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Carlos Henrique Almeida, compôs a mesa de abertura da aula inaugural do mestrado em Pesquisa em Saúde do Centro Universitário Cesmac, realizada na manhã desta sexta-feira (04), na Galeria de Artes da instituição.

Na oportunidade, ele destacou que mais da metade da turma, formada por 21 alunos, é formada por servidores do Ifal. Psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, médicos e odontólogos do instituto começaram as aulas hoje no Cesmac, todos custeados pelo Ifal, por meio de convênio entre as duas instituições. “A gestão do Ifal entende que investir na capacitação do servidor é investir na instituição, por isso, apesar de toda a contenção de despesas, continuamos realizando esse investimento”, declarou Carlos Henrique.

O reitor do Cesmac, João Rodrigues Sampaio Filho, o vice-reitor, Douglas Apratto Tenório, o pró-reitor de Gestão e Planejamento, João Rodrigues Sampaio Neto, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Cláudia Medeiros, o pró-reitor adjunto de Graduação, Mauro Martins, o coordenador Strictu Sensu, Giulliano Anderlini, a coordenadora do mestrado em Pesquisa em Saúde, Sônia Ferreira, a promotora de Fundações do Ministério Público de Alagoas, Failde Mendonça, a coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, Alaíde Mendonça, além do pró-reitor do Ifal, compuseram a mesa solene.

O vice-reitor do Cesmac, em seu discurso, afirmou que nenhuma instituição é uma ilha e todas precisam de parcerias para evoluir. Ele agradeceu o apoio e a presença do Ifal no evento. Logo após os pronunciamentos, os novos alunos assistiram palestra ministrada por Herbert Charles Silva, da Secretaria de Saúde, sobre os principais problemas de saúde no Estado de Alagoas. Logo após, Carla Andrea Campos, mestranda concluinte do curso de Pesquisa em Saúde, falou aos presentes sobre o tema “Entre pássaros e flores: desafios de equipes multiprofissionais de saúde e familiares de pacientes na produção da comunicação de notícias em unidades de terapia intensiva neonatal”.

Treze servidores do Ifal compõem a 5ª turma de mestrado em Pesquisa em Saúde no Cesmac e eles terão aulas quinzenais às sextas e sábados. O pró-reitor da PRPI do Ifal, questionado sobre a importância deste momento, explicou que a qualificação não é apenas uma obrigação da instituição, pois reflete-se na oferta de serviços pelo instituto. “Podemos observar, hoje em dia, uma espontaneidade dos servidores em procurar se capacitar, o que se traduz em melhoria salarial, qualidade de vida, aperfeiçoamento no ambiente de trabalho e ações na comunidade. Resumindo, é um crescimento pessoal e profissional”, detalhou Carlos Henrique Almeida.

O Ifal investe 500 mil reais por ano na qualificação dos seus servidores, além dos convênios estabelecidos com outras instituições, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com mestrado e doutorado em Engenharia Industrial, e com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com seleção de mestrado e doutorado em Educação já no meio deste ano, e a negociação de um mestrado profissional em Administração Pública em rede.

registrado em: ,