Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa da Reditec, em Caldas Novas, Goiás
conteúdo

Notícias

Ifal participa da Reditec, em Caldas Novas, Goiás

48ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal segue até dia 24 e discute a democratização da Rede
por Adriana Thiara publicado: 22/10/2024 14h26, última modificação: 22/10/2024 14h26

Uma comitiva de mais de 40 servidoras/es do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está em Caldas Novas para participar da 48ª Reunião de Dirigentes da Rede Federal. A instituição faz parte da Rede Federal da Educação Profissional e Tecnológica, composta por 41 instituições de ensino, que estão reunidas entre 21 e 24 de outubro para discutir o tema central “Raízes do futuro: interiorização e democratização da Rede Federal”.

A Reditec é o maior evento da Rede Federal e nesta edição vai reunir mais de mil pessoas para discutir os desafios enfrentados pelos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e Colégio Pedro II.

O Instituto Federal de Goiás (IFG) é o anfitrião e correalizador da Reditec 2024, um evento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Secretaria da Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (MEC).

“É uma honra e também uma grande responsabilidade sediar a Reditec. Trabalhamos muito para construir uma programação que atenda nossas necessidades e também para que todos e todas se sintam acolhidos por nossa Instituição e por nosso Estado”, afirma a reitora do IFG, professora Oneida Irigon.

A programação do evento contempla questões atuais, com a perspectiva da atuação imediata e também futura em toda a Rede Federal. Serão cinco conferências, 15 palestras e apresentações de 40 experiências exitosas nas áreas do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão identificadas nas instituições que compõem a Rede. Entre os temas em discussão estão a interiorização da Rede Federal como fator indutor do desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país; a permanência e o êxito dos estudantes nas instituições; o currículo integrado do ensino médio e a educação profissional; e o financiamento das políticas e ações da Rede Federal.

A abertura da Reditec 2024 foi nessa segunda-feira, no Centro de Convenções DiRoma e na Unidade Universitária de Caldas Novas, da Universidade Estadual de Goiás. A programação segue até a quinta-feira (24). Ainda na segunda-feira (21), durante todo o dia, ocorreu reunião ordinária do Conif e também dos fóruns temáticos.

Com Comunicação Conif