Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa da Mobilização Agenda 19 #ZikaZero

Ifal participa da Mobilização Agenda 19 #ZikaZero

por Zoroastro Neto publicado: 19/02/2016 13h00, última modificação: 19/02/2016 19h28

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em parceria com a Prefeitura Municipal de Maceió, através da Secretária Municipal de Educação (Semed), e com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), participou nesta manhã, 19, da megaoperação de combate ao mosquito aedes aegypti para evitar que as doenças transmitidas pelo vetor como a dengue, chikungunya e zika vírus continuem avançando pelo estado, que ocorreu na escola municipal dom Helder Câmara, no bairro do feitosa.

O reitor do Ifal, Sérgio Teixeira Costa, esteve na abertura do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika que mobilizou a comunidade escolar para ações de eliminação aos focos do mosquito e conscientização para a importância da prevenção. "A iniciativa faz parte do plano estratégico do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, firmado em 4 de fevereiro entre o MEC, demais representantes do governo federal, de estados e municípios, além de instituições e organizações públicas e particulares", ressaltou o magnífico.

Estiveram presentes na ação integrada, também, a diretora-geral do Campus Maceió, Jeane Melo, com representantes do Grêmio Estudantil; o pró-reitor de ensino, Luiz Henrique de Gouvêa Lemos; o pró-reitor de pesquisa e inovação, Carlos Henrique Almeida Alves, e o pró-reitor de extensão, Altemir Secco.

Segundo informações do Ministério da Educação, estarão participando da Agenda 19: as 188.673 escolas de educação básica, as 63 universidades federais e os 40 institutos federais e Centros Federais de Educação Tecnológica, além de diversas entidades do setor educacional. A expectativa é usar o alcance das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação, em todos os níveis, da pré-escola à pós-graduação, para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença.

Além da mobilização do Ministério da Saúde com as equipes do Programa Saúde na Escola para ampliar as ações de saúde aos estudantes da rede pública. O programa está presente em mais de 78 mil escolas em 4.787 municípios brasileiros. São, atualmente, 32 mil equipes da Atenção Básica envolvidas no programa, que começam a ser mobilizadas a partir desta sexta-feira (19).

A mobilização nacional da Educação conta com o apoio dos militares para as visitas às escolas e palestras aos alunos. Trata-se da quarta fase da operação do Ministério da Defesa para contribuir com o combate ao Aedes aegypti. A primeira ocorreu entre os dias 29 de janeiro a 4 de fevereiro, com a erradicação dos focos de mosquito nas unidades militares. A segunda foi realizada no último dia 13, com a mobilização nacional e o emprego de 220 mil militares em 428 municípios. E, na terceira fase, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, 55 mil militares atuaram em cerca de 290 municípios, por meio do combate direto aos focos e de visitas às escolas.

Os campi Palmeira dos Índios, Coruripe, São Miguel dos Campos e Rio Largo também fizeram ações integradas para combater o mosquito.

Mais informações sobre a prevenção ao mosquito acesse zikazero.mec.gov.br

registrado em: ,