Notícias
Ifal participa da 5ª Semana Educação Profissional e Tecnológica, em Brasília
Os trabalhos da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) - Juventudes que inovam, Brasil que avança, iniciaram nesta terça-feira (07), na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília (DF), de forma integrada ao Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca.
A Semana é organizada pelo Ministério da Educação (MEC) e nesta quinta edição reúne 62 instituições que ofertam cursos técnicos e tecnológicos em todos os estados brasileiros. São mais de 400 projetos desenvolvidos por estudantes, professores e técnicos focados na apresentação de produtos, protótipos e processos inovadores em sua aplicação real.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli, explicou a relevância do evento para a formação profissional de alunos do ensino técnico no país. “Apresentar conceitos básicos da educação profissional e tecnológica em várias áreas que são atendidas: robótica, inteligência artificial e o diferencial que são projetos interativos. A população em geral vai poder chegar e fazer parte do mundo da educação profissional e tecnológica através desses projetos que um dia vão se transformar em produtos, processos ou serviços para o bem da sociedade”, disse em entrevista à Voz do Brasil.
Ifal na SNEPT
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está presente e conta com uma comitiva de 20 pessoas, sendo 12 estudantes de oito campi - Maragogi, Maceió, Viçosa, Santana do Ipanema, Benedito Bentes, Satuba e Marechal Deodoro - além de uma equipe com gestoras/es.
De acordo com o reitor do Ifal, Carlos Guedes, a 5ª SNEPT é o grande evento da Rede Federal e contribui para a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, ampliando o reconhecimento social da modalidade mostrando os projetos de ensino, pesquisa, extensão tecnológica, empreendedorismo e inovação por meio da integração de estudantes e profissionais.
A expectativa de participação, de acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, é muito positiva, considerando que a curadoria que selecionou os projetos considerou não apenas o valor tecnológico, mas inovador das iniciativas.
Segundo o coordenador dos Espaços Inovadores do Ifal e membro da comitiva da SNEPT, é demonstrar para a comunidade acadêmica, científica e profissional o potencial do Ifal. “Trouxemos para o evento o que a gente tem de melhor de pesquisa, de inovação, de projetos, de protótipo, de ensino e de extensão”.
Conheça os projetos que estão na Mostra Tecnológica aqui.
5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica
A 5ª SNEPT é gratuita e os visitantes poderão encontrar projetos sobre robótica, gastronomia, foguetes, jogos e exposições interativas, entre outros. O objetivo é contribuir para a divulgação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no país, ampliando o reconhecimento social e crescimento da modalidade por meio da integração de estudantes e profissionais, promovendo compartilhamento de projetos e pesquisas desenvolvidas pelas instituições.
Com informações da Comunicação do Governo Federal
