Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa da 136ª Reunião Ordinária do Conif no Amazonas

Ifal participa da 136ª Reunião Ordinária do Conif no Amazonas

Conif

Reitor e equipe sistêmica de Alagoas integram comitivas dos IFs
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 07/08/2024 16h43, última modificação: 07/08/2024 16h43

O reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e parte da equipe sistêmica da instituição estão no Instituto Federal do Amazonas (Ifam), em Manaus, por ocasião da 136ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Instituições de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que se iniciou na última segunda-feira (05) e segue até esta quinta (08), com as atividades nos campi Manaus Zona Leste (Ifam-CMZL) e Manaus Distrito Industrial (Ifam-CMDI).

Entre as pautas em discussão, nos quatro dias de reunião, estão a apreciação e a aprovação do novo regimento do Conif, a matriz orçamentária da Rede e a Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec).

Ifal participa 136ª Reunião Ordinária do Conif no AmazonasPara o reitor do Ifal, Carlos Guedes, as reuniões do Conif são uma oportunidade de conhecer e vivenciar as diferentes realidades das nossas instituições, contribuindo para o fortalecimento das instituições da Rede Federal, por meio da sua articulação e representação política, em benefício da educação profissional, científica e tecnológica pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada.

Estão presentes na 136ª Reunião Ordinária do Conselho as pró-reitoras de Ensino, Cledilma Costa; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira; o procurador federal, Gustavo França; o assessor executivo, Wellington Spencer; Marcos Charles, coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT); e Maria Cecília também do NIT.

Visitas técnicas

A equipe do Ifal tem participado de uma série de visitas técnicas e atividades de campo visando estabelecer conexões institucionais e aprendizados para melhor execução das ações institucionais em Alagoas.

Ifal participa 136ª Reunião Ordinária do Conif no AmazonasEntre as visitas realizadas, a comitiva alagoana esteve no Inova, que é o polo de inovação do Ifam, que atende diretamente, de 2021 a 2023, 45 projetos, num investimento da ordem de R$ 57,7 milhões. A comitiva ainda conheceu laboratórios de alto padrão de excelência e assistiu a uma apresentação da incubadora sistêmica que possui um banco de mentores voluntários que dão apoio a essas empresas. Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Eunice Palmeira, a atividade serviu para ampliar e integrar o campo de atuação, a partir das dimensões de atuação finalísticas do Ifal.

O grupo de Alagoas esteve também na Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização Ifam - Faepi, com 23 anos de atuação. Segundo Cledilma Costa, pró-reitora de Ensino do Ifal, a visita à Faepi teve o objetivo de conhecer a Fundação de Apoio da região Norte e ampliar a rede de relacionamento com as Fundações de Apoio aos projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de desenvolvimento institucional, científico e tecnológico, a partir do conhecimento dos projetos em execução e do potencial de soluções para as nossas demandas.