Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal participa aula magna da pós-graduação em Gestão de Cooperativas

Ifal participa aula magna da pós-graduação em Gestão de Cooperativas

Curso conta com docentes do Ifal
por Adriana Thiara Oliveira publicado: 06/06/2024 18h50, última modificação: 06/06/2024 20h48
Exibir carrossel de imagens Ifal participa de aula magna da pós-graduação em Gestão de Cooperativas

Ifal participa de aula magna da pós-graduação em Gestão de Cooperativas

A reitora em exercício, Cledilma Costa, participou nesta quinta-feira (06), da aula magna da pós-graduação em Gestão de Cooperativas, ofertada pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics).

O momento de abertura das atividades acadêmicas do curso foi realizado no Palácio do Governo de Alagoas e contou com a presença de autoridades, parceiros institucionais, gestores, técnicos, docentes e estudantes.

Segundo a reitora em exercício, Cledilma Costa, o Ifal é um parceiro do Governo do Estado e da Uneal e esta especialização vai qualificar gestoras/es e profissionais que atuam no cooperativismo, no associativismo e na economia solidária, o que pode fortalecer a agricultura familiar e potencializar a cadeia produtiva e a educação no Estado.

"O Ifal que também atua, na formação qualificada para o mundo do trabalho, percebe que esta especialização traz muitas perspectivas, entre elas fortalecer a cadeia produtiva do Estado em diversos segmentos e deve trazer um retorno mais efetivo para a sociedade alagoana", reforçou a Profa. Cledilma.

Para o governador Paulo Dantas, Alagoas segue investindo em Educação e acredita que só a qualificação elevará o Estado a patamares ainda maiores de qualidade. O governador destacou ainda que a pós-graduação nasceu de uma necessidade do setor. “Estamos atentos à necessidade de capacitação e pensando em fortalecer o setor do cooperativismo, buscamos a parceria com a Uneal para oferecer o curso, que tem o objetivo de proporcionar aos profissionais a ampliação dos conhecimentos na área do cooperativismo, economia solidária e agricultura familiar”, afirmou.

De acordo com o Secretário Executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, o Ifal tem sido um parceiro ímpar na articulação e na formação das cooperativas em melhores práticas de gestão, para que elas estejam aptas a atender às demandas do mercado nos diversos segmentos do cooperativismo.

“O objetivo é incentivar a adoção de práticas de gestão e governança que se alinhem aos princípios éticos do cooperativismo e à responsabilidade socioambiental, atendendo às demandas do mercado em diversos segmentos do cooperativismo. Agradecemos ao Ifal que tem se engajado conosco desde a oferta de cursos de extensão até com professoras/es para ministrar aula nessa Pós-graduação”, pontuou.

Durante a cerimônia, o economista e professor Cícero Péricles ministrou a palestra com o tema “O papel do cooperativismo no desenvolvimento econômico do estado de Alagoas”.