Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Palmeira realiza mais uma edição do Jovem Escritor

Ifal Palmeira realiza mais uma edição do Jovem Escritor

publicado: 20/08/2015 10h24, última modificação: 05/10/2015 11h45
Exibir carrossel de imagens Natural de Palmeira dos Índios e filho do escritor Graciliano Ramos, Ricardo Ramos é o homenageado da 5ª edição do concurso Jovem Escritor.

O Campus Palmeira dos Índios do Ifal se prepara para mais uma edição do concurso Jovem Escritor, atividade que busca estimular a criação artística, além de incentivar a prática da leitura e da escrita.

Em sua quinta edição, o evento já faz parte do calendário de atividades da unidade e vem revelando talentos, como os estudantes Elton Silva de Lima, Lucas Rosendo, Williany Sousa, Rafael Rodrigo Marajá e Jaime Cirilo, todos eles com livros, textos publicados em antologias nacionais e internacionais ou em processo de impressão.

O concurso conquistou a adesão de escritores, livrarias e editoras de todo o Brasil que ajudam doando exemplares autografados. “Este ano, teremos em média 150 livros na premiação, fruto da parceria e gentileza de nossos incentivadores, além da ida dos primeiros lugares à Bienal Internacional do Livro de Alagoas devido ao apoio da direção do campus”, comemora a professora de Língua Portuguesa e uma das organizadoras, Vanusia Amorim.

Assim como nas edições anteriores, sempre há um homenageado. Dessa vez, o escritor lembrado é Ricardo Ramos, natural de Palmeira dos Índios e filho do escritor Graciliano Ramos.

Como participar do concurso Jovem Escritor

Podem participar os alunos regularmente matriculados no Ifal Palmeira, inclusive os da modalidade a distância.

Há a categoria Especial – Servidores destinada aos que trabalham nos campi do Ifal (docente e técnico) e para os funcionários terceirizados do Campus Palmeira. Alunos das escolas públicas do município também podem participar na categoria Especial – Ricardo Ramos.

O concurso contempla as categorias Poesia, Crônica, Artigo de opinião e Conto. O tema é livre para os gêneros poesia, conto e crônica. Já para o artigo de opinião, o participante deve elaborar um texto reflexivo sobre o tema "Pequenas Corrupções - Diga Não!", da campanha criada pela Controladoria-Geral da União (CGU) que tem como objetivo conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas e ilegais que costumam ser culturalmente aceitas.

Para se inscrever, é preciso enviar o texto inédito em língua portuguesa para o e-mail concursojovemescritor15@gmail.com , até 23 de agosto, seguindo os critérios estabelecidos no edital .

Premiação

Os primeiros lugares de cada categoria ganharão livros e irão visitar a Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Os demais classificados receberão kits de livros.

O resultado será divulgado no mês de setembro em solenidade no Campus do Palmeira dos Índios.

Ficou com vontade de participar? Confira o regulamento.

registrado em: ,