Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Palmeira dos Índios recebe novos equipamentos e melhorias estruturais
conteúdo

Notícias

Ifal Palmeira dos Índios recebe novos equipamentos e melhorias estruturais

Investimentos reforçam a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade acadêmica
publicado: 28/11/2025 17h38, última modificação: 28/11/2025 17h38

Por Adriana Thiara e Sâmia Cardeal

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Palmeira dos Índios, apresenta nesta sexta-feira (28) um conjunto de melhorias estruturais e novos equipamentos adquiridos por meio de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Alfredo Gaspar. As entregas representam um avanço significativo para o cotidiano acadêmico, ampliando as condições de estudo, trabalho e circulação no campus.

Investimentos reforçam a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade acadêmicaEntre os itens adquiridos estão computadores para a sala 203 do curso superior, mesas para o refeitório, cortinas para as salas do bloco dos cursos superiores, uma van com capacidade para 21 lugares, catracas de acesso e a reforma do telhado do campus. As melhorias atendem demandas acumuladas da comunidade acadêmica e fortalecem as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

Investimentos reforçam a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade acadêmicaPara o reitor do Ifal, Carlos Guedes, o olhar atento do parlamentar às demandas do Ifal e em particular ao campus de Palmeira dos Índios, vai contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. "Esses recursos foram fundamentais para fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão e principalmente voltados para ajudar a transformar a vida dos nossos estudantes".

Deputado Alfredo Gaspar durante as entregas no Campus PalmeiraO deputado federal Alfredo Gaspar destacou que seu propósito na vida pública está alinhado com a educação. "Tenho uma longa jornada de vida combatendo a corrupção e, quando fui para a política, foi para contribuir com a formação das pessoas, com a educação, para evitar que esse tipo de crime ocorra. Vendo os resultados que o Ifal entrega, dá vontade de mandar ainda mais investimentos. Aqueles que adquirem o conhecimento mudam todo o entorno. Conhecimento ninguém tira da gente", afirmou.

Investimentos reforçam a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade acadêmicaDe acordo com o diretor-geral do campus, Roberto Fernandes, as entregas representam ganhos reais para estudantes e servidores, ao melhorar tanto a infraestrutura de aprendizagem quanto as condições de funcionamento do campus. O Ifal Palmeira dos Índios agradece o investimento de R$ 800 mil destinado por emenda parlamentar, ressaltou. "Recebemos o recurso e a gente aplicou na ponta. Isso representa uma grandiosidade para o campus, porque nós compramos as mesas de refeitório e já estamos nos preparando para servir alimentação. Climatizamos com ar-condicionado e colocamos cortinas, alguns equipamentos e computadores para laboratórios e a van, que vem nos ajudar justo no momento crucial onde o campus se encontra com muita dificuldade de frota, possibilitando aos nossos alunos as suas visitas complementares ao processo de ensino e aprendizagem".

Investimentos reforçam a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade acadêmicaO sentimento de gratidão também foi expressado pelo estudante Filipe Correia, diretor de Políticas Estudantis do Grêmio Estudantil Talles Cavalcanti. "Desde a nova van que garante a mobilidade e a participação em visitas técnicas, até os equipamentos que modernizam nossos laboratórios e as mesas que tornam o ambiente escolar mais confortável e digno, representam um impacto direto na nossa formação escolar e consequentemente na nossa aprendizagem, onde um instituto como o nosso, que valoriza a ciência e a tecnologia, não está limitado pela distância ou pela infraestrutura", destacou. O representante estudantil agradeceu em nome do Grêmio e de todo o alunado do Campus Palmeira dos Índios. "Agradecemos profundamente o deputado por priorizar o futuro dos jovens alagoanos e por reconhecer o papel transformador que o Ifal exerce na região".