Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Palmeira dos Índios recebe alunos novatos em solenidade de boas-vindas

Ifal Palmeira dos Índios recebe alunos novatos em solenidade de boas-vindas

publicado: 17/06/2015 14h15, última modificação: 18/06/2015 12h21

Os novos alunos dos cursos técnicos e superiores do Câmpus Palmeira dos Índios participaram, nesta terça-feira (16),  da solenidade de abertura do ano letivo, ocorrida no auditório da unidade de ensino e presidida pelo reitor do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira. Os estudantes também foram recepcionados pelos pró-reitores Luiz Henrique Lemos (Ensino) e Altemir Secco (Extensão), pela diretora-geral do câmpus, Ana Quitéria Menezes, pelo diretor de Ensino, Elvis Soares, e pelos chefes do Departamento de Ensino Técnico e do Departamento de Ensino Superior, Vanúsia Amorim e Israel Crescêncio, respectivamente.

Durante o discurso, Sérgio Teixeira falou do reconhecimento do Ifal além das fronteiras do Brasil e do destaque que a instituição vem obtendo dentro da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, por meio das pesquisas realizadas e da qualidade do ensino. "Temos alunos em estágio em renomadas instituições internacionais e muitos outros escalados para eventos científicos ou competições de conhecimento em outros países. É esse tipo de estudante crítico e participativo que contribui para o crescimento do instituto e é o perfil que esperamos que vocês tenham", declarou aos novatos.

Já Ana Quitéria falou da alegria por conduzir as aulas inaugurais das primeiras turmas de sua gestão. "Que a partir deste momento cada um de vocês se sinta parte dessa família", enfatizou a diretora. Ela lembrou a trajetória do instituto no município e a formação profissional dada a muitas gerações de estudantes nesse período.

É o caso da família do calouro do curso de Eletrotécnica Vinícius Henrique de Oliveira, de 15 anos.  Seus pais, Flades Brito Feliciano e Albertina de Oliveira, estudaram no Ifal Palmeira dos Índios. Inspirado neles,  Vinícius decidiu fazer o exame de seleção e conseguiu ingressar na instituição. "O meu filho quando era pequenino caminhava nesse câmpus. Posso até dizer que aqui foram os primeiros passos dele. É demais vê-lo agora iniciar sua caminhada profissional aqui também", afirmou a mãe e ex-aluna da unidade de ensino. "Meu irmão de apenas 12 anos já fala que quer estudar no Ifal Palmeira", completou Vinícius.

Aos interessados nos cursos do instituto, o pró-reitor Luiz Henrique Lemos apresentou, na solenidade, as possibilidades do ensino técnico, superior e a distância ofertadas pelo Ifal.  O dirigente também expôs os programas de ensino institucionais, as ações de assistência estudantil e de suporte de aprendizagem existentes. "A partir do envolvimento de vocês, nós estamos conseguindo fazer a diferença em nosso estado", concluiu.

registrado em: