Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal ofertará 640 vagas para o Partiu IF 2026
conteúdo

Notícias

Ifal ofertará 640 vagas para o Partiu IF 2026

Curso preparatório é gratuito e voltado a estudantes de escolas públicas que desejam ingressar em instituições de ensino da Rede Federal
publicado: 04/02/2026 14h21, última modificação: 04/02/2026 14h21

Por Alexandre Abreu


O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está entre as instituições participantes do Partiu IF 2026. Implantado em 2024 pelo Ministério da Educação (MEC), o programa tem como objetivo oferecer cursos preparatórios gratuitos a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental oriundos de escola pública e que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). A iniciativa ainda dispõe de cotas para negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.

Para fortalecer ainda mais essa política pública em educação, a edição deste ano do Partiu IF terá um investimento de R$115 milhões e um total de 26 mil vagas ofertadas, com 650 turmas em todo o país, conforme dados da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), vinculada ao MEC.

Somente no Ifal serão 640 vagas, distribuídas nos 16 campi da instituição. Cada unidade de ensino disponibilizará uma turma com capacidade para 40 cursistas. Com uma carga horária de 320 horas, os cursos preparatórios contemplam conteúdos de matemática, língua portuguesa e ciências da natureza, além de formação suplementar, constituída de atividades complementares e psicopedagógicas.

Em cada campus, as aulas serão ministradas em três dias da semana, com início em abril e término em novembro de 2026, totalizando oito meses de curso preparatório. Os cursistas receberão gratuitamente uniforme, caderno, mochila e material didático do programa, além de uma bolsa mensal de R$200,00. Mais de 130 profissionais, entre professores, monitores e apoio pedagógico, estarão envolvidos na edição 2026 do Partiu IF no Ifal, de acordo com o pró-reitor de Extensão, professor Gilberto da Cruz Gouveia Neto.

“Dos 640 cursistas que participaram do Partiu IF no ano passado, 279 foram aprovados no Processo Seletivo para cursos técnicos integrados do Ifal em 2026, mas este número ainda pode aumentar à medida em que vão sendo anunciadas novas chamadas”, informa o gestor.

O índice de mais de 43% de aprovação é considerado “um sucesso” pelo pró-reitor, que destaca  a importância do Partiu IF no cenário educacional brasileiro.

“O programa é extremamente relevante porque, além de favorecer a permanência e o êxito, oferece as condições para que estudantes de escolas públicas possam acessar os institutos federais. Outro ponto importante é que o Partiu IF também faz a recuperação de aprendizagem, possibilitando que mesmo aquele que não conseguiu aprovação nos processos seletivos tenha condições de melhorar seu próprio rendimento em sua escola de origem”, explica Gouveia Neto, que, para a execução do Partiu IF no Ifal, conta com o suporte da coordenadora institucional Edmara Drigo e de um time de coordenadores locais, que atuam nos 16 campi.

Nesta quarta-feira (4), o Ifal publicou o edital para seleção de docentes para o Partiu IF 2026 (clique aqui e confira). Ainda este mês, mais três serão divulgados - para a seleção de cursistas, monitores e apoio pedagógico. A previsão, conforme o pró-reitor, é de que todos os editais estejam concluídos até 20 de março.

Com o Partiu IF, o MEC busca o enfrentamento das desigualdades étnico-raciais na educação, com foco nas particularidades que podem afetar alunos do 9º ano que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino. Um incentivo e tanto para quem pretende ingressar em uma das instituições de ensino que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Sonho realizado

Cursista Arthur Samuel foi um dos destaques do Partiu IF 2025 no Ifal.jpegReconhecido pelo ensino de excelência, o Instituto Federal de Alagoas é uma referência quando o assunto é educação pública e de qualidade. Tanto que, desde de criança, o hoje adolescente Arthur Samuel Cardoso dos Santos, 15 anos, se acostumou com os elogios rasgados da avó à instituição. Ele ainda não sabia, mas começava a nascer ali o desejo de ser um aluno do Ifal.

“Ela [avó] sempre me falava que o Ifal tinha um ensino de outro mundo, e como eu quero ser um excelente profissional, preciso ser instruído em um lugar com qualidade superior. Então, me tornar um aluno do Ifal passou a ser o meu sonho”, diz o jovem, que, este ano, vai, enfim, ver o sonho se transformar em realidade.

Arthur foi aprovado recentemente no Processo Seletivo do Ifal e vai cursar o técnico integrado em Agroindústria no Campus Satuba. A trajetória até a conquista da vaga não foi nada fácil para ele, mas poderia ter sido ainda mais espinhosa sem a preparação adequada.

“Fiquei sabendo do Partiu IF por meio de professores da escola em que eu estudava anteriormente. Foi aí que resolvi me inscrever e aproveitar essa grande oportunidade”, conta o adolescente, que afirma ter gostado muito das novas experiências e da qualidade do ensino ofertada pelo curso preparatório.

“É tão bom que eu até já recomendei [o curso] para o meu primo”, elogia.

Conforme o coordenador do Partiu IF no Campus Satuba, servidor Manoel Santos da Silva, Arthur foi um dos destaques e dono das melhores notas obtidas entre os cursistas do programa naquela unidade de ensino, em 2025. Agora, prestes a iniciar suas atividades como aluno do Ifal, o estudante está ansioso por novos desafios.

“Espero que o curso seja bem difícil, que exija o melhor de mim, e que os professores sejam bem acolhedores”, observa Arthur, o caçula da família, que agora alimenta um novo sonho para o futuro: cursar Ciência da Computação.