Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal oferta cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista e Gestor de Empreendimentos Econômicos Solidários
conteúdo

Notícias

Ifal oferta cursos de Agente de Desenvolvimento Cooperativista e Gestor de Empreendimentos Econômicos Solidários

Oportunidades são para os campi Arapiraca, Marechal Deodoro, Maceió e Santana do Ipanema
publicado: 06/05/2024 09h02, última modificação: 06/05/2024 11h04

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), divulgou, nesta sexta-feira (03), o Edital 06/2024, referente a chamada pública para seleção de estudantes para cursos do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional. As oportunidades são para Agente de Desenvolvimento Cooperativista Solidário e Gestão de Empreendimentos Econômicos Solidários, na modalidade presencial.

 São 160 vagas distribuídas igualmente entre os campi Arapiraca, Marechal Deodoro, Maceió e Santana do Ipanema. As pré-inscrições estão abertas e finalizam no dia 20 de maio; o processo será realizado através de duas etapas, confira abaixo. 

Para participar, os candidatos devem ter mais de 16 anos de idade e serem trabalhadores e trabalhadoras vinculados a empreendimentos econômico-solidários, formalizados ou não, a exemplo de grupos informais, associações, cooperativas, coletivos urbanos e rurais; Jovens; População negra; Mulheres; Povos e comunidades tradicionais e originárias; Pessoas com Deficiência – PCD; População idosa; População LGBTQIAPN+; Atender o público cadastrado nos Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); Público em geral. 

A inscrição para o curso será composta de duas etapas: a pré-inscrição que deve ser realizada pela instituição ou empreendimento que o trabalhador da economia solidária está vinculado e a segunda parte trata-se da inscrição realizada individualmente pelo trabalhador, após a publicação de lista de inscrições deferidas, enviadas para o e-mail ecosol@ifal.edu.br

As vagas serão distribuídas (ampla concorrência e cotas sociais/raciais) entre as instituições/empreendimentos que apresentaram inscrições de trabalhadores para ocupar as vagas nos respectivos cursos. Cada um dessas instituições/empreendimentos pode apresentar dez inscritos por campus/curso, seguindo a ordem de prioridade da inscrição. 

Após o fim do período de pré-inscrições, será realizada uma audiência remota de sorteio de vagas remanescentes no dia 23 de maio, às 19h. A publicação da lista de pré-inscrições deferidas será divulgada no dia 27 de maio, com prazo para recurso entre os dias 28 e 30 de maio. A apresentação das inscrições individuais deve ser realizada entre os dias 4 e 10 de junho, com matrícula da primeira chamada entre os dias 11 e 14 de junho. A previsão de início das aulas está para o final do mês de junho, a ser divulgado. 

 Confira o edital completo para mais informações.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista