Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal oferta 272 vagas em cursos do Programa Mulheres Mil
conteúdo

Notícias

Ifal oferta 272 vagas em cursos do Programa Mulheres Mil

Cursos serão realizados nos municípios de Arapiraca, Murici, Santana do Ipanema, Mata Grande e São Miguel dos Campos
publicado: 05/08/2025 16h12, última modificação: 05/08/2025 16h12

Por Samuel Pontes, estagiário de Jornalismo*

Estão abertas as inscrições para o edital nº 19/2025 publicado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). São ofertadas 272 vagas para cursos de qualificação profissional do Programa Mulheres Mil. As inscrições estão abertas para toda a comunidade e devem ser realizadas presencialmente até o dia 8 de agosto nos campi do Ifal ou nas unidades onde serão realizados os cursos, como está no edital.

"O programa tem como objetivo promover a inclusão social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade, por meio da oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC), com foco na elevação da escolaridade, qualificação profissional e fortalecimento da cidadania", explica a assessora da Proex, Betânia Souza.

Para participar do processo seletivo é necessário ter concluído o Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano) e ter 16 anos de idade ou mais, até a data da inscrição. A seleção será por ordem de inscrição, atendendo ao quantitativo de vagas estipulado no edital. As estudantes selecionadas receberão um auxílio para ajudar com as despesas de transporte e de alimentação.

Ao todo, são disponibilizadas 272 vagas distribuídas nos municípios de Arapiraca, Murici, Santana do Ipanema, Mata Grande e São Miguel dos Campos. As oportunidades são para os cursos de Artesã de Bordado, Salgadeira, Produtora de Derivados do Leite, Horticultura Orgânico, Confecção de Bolsas de Tecido, Cuidadora de Idoso e Agente de Alimentação Escolar.

A divulgação do resultado está prevista para o dia 19 de agosto, com previsão do início das aulas para o dia 1 de setembro.

Confira o edital para mais informações

*Sob a supervisão de Elaine Rodrigues, jornalista.