Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal oferta 184 vagas em cursos técnicos e de qualificação da modalidade EJA
conteúdo

Notícias

Ifal oferta 184 vagas em cursos técnicos e de qualificação da modalidade EJA

Oportunidades são para os campi Marechal Deodoro, Satuba e Piranhas

por Roberta Rocha publicado: 16/04/2021 15h41, última modificação: 30/04/2021 13h32

O Instituto Federal de Alagoas - Ifal publicou, nesta semana, três editais de seleção de estudantes para ingressar nos cursos técnicos  e de formação inicial e continuada (FIC) da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) da instituição. No total, são ofertadas gratuitamente 184 vagas, todas no turno da noite, distribuídas nas unidades de Marechal Deodoro, Satuba e Piranhas, em cursos nas áreas de Alimentos, Cozinha, Hospedagem e Informática.

As inscrições são gratuitas e iniciam no dia 19 de abril. Em Marechal, o prazo para se inscrever encerra em 7 de maio e, nos demais campi, segue até 30 de maio. O procedimento deve ser realizado na página de Exames do Ifal,

Podem concorrer às vagas pessoas com idade a partir de 18 anos e Ensino Fundamental concluído até o dia da matrícula e que ainda não tenham concluído o Ensino Médio. Há cotas para estudantes que cursaram todo o Ensino Fundamental em escolas públicas, considerando-se também a renda familiar e a etnia dos candidatos.

Em Marechal, a oferta contempla 40 vagas para o curso técnico em Cozinha e 40 vagas para o curso técnico em Hospedagem. A unidade do Sertão alagoano também oferece o curso técnico em Alimentos, com 40 vagas. 

Em Satuba, os cursos são na modalidade de formação inicial e continuada (FIC). Neste edital, são 32 vagas no curso com qualificação em Informática e 32 vagas no curso com qualificação em Alimentos. 

Seleção - No primeiro acesso do candidato ao sistema de inscrição, é necessário preencher o cadastro com dados pessoais, incluindo o CPF próprio. Não será aceito o CPF de terceiros. Feita essa etapa, o passo seguinte será preencher a inscrição on-line e anexar cópia digital dos documentos estabelecidos no edital. Cada campus disponibiliza, em seu respectivo edital, telefone e e-mail para contato para atender quem tiver dificuldades em efetuar a inscrição on-line. 

A seleção dos candidatos será feita em etapa única, por meio da análise da faixa etária e da escolaridade dos candidatos inscritos. Os critérios de desempate são a maior idade e o maior tempo transcorrido da conclusão do ensino fundamental.

O resultado final de cada certame será divulgado no endereço eletrônico exame.ifal.edu.br. Em Marechal, o edital prevê a divulgação no dia 14 de maio. Já Satuba e Piranhas deem anunciar a lista definitiva de selecionados no dia 4 de junho.

Acesse os editais para mais informações.