Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal oferta 11 vagas em seleção de agentes territoriais de cultura da região Nordeste
conteúdo

Notícias

Ifal oferta 11 vagas em seleção de agentes territoriais de cultura da região Nordeste

Programa Nacional realiza inscrições até o dia 27 de maio
por Jhonathan Pino publicado: 14/05/2024 10h16, última modificação: 14/05/2024 15h38

O Instituto Federal de Alagoas é uma das instituições participantes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). A iniciativa está selecionando 175 pessoas para atuarem como bolsistas do projeto de extensão de Agentes Territoriais de Cultura, ao menos 11 delas em Alagoas. Os selecionados receberão bolsa de R$ 1.200,00 e auxílio inclusão digital por 12 meses, prazo que pode ser ampliado pelo mesmo período.

O edital nº 01/2024 foi lançado no último dia 30 de abril pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e define o dia 27 de maio como prazo final para as inscrições.

Para participar, os candidatos devem dispor de 20 horas semanais, sendo cinco dessas horas dedicadas à formação e o restante em planejamento e execução. Além disso, devem ter acima de dezoito anos, bem como residir e possuir comprovada atuação na área cultural em seu território. O edital prevê ainda pontos extras a pessoas pertencentes a grupos minoritários, como apoio a políticas de afirmação.

Além de Alagoas, inicialmente o programa prevê a distribuição de 601 vagas, sendo 175 para os estados de toda a região Região Nordeste, ao todo. A capacitação dos agentes ocorrerá por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Seleção

As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente pela internet, por meio do Mapas.Cultura.gov.br . São etapas da seleção a análise da atuação cultural, por meio de vídeo com a narração das experiências de atuação como agente cultural; entrevista e habilitação; análise dos documentos de habilitação da pessoa candidata.

Acesse editais e demais documentos do pleito.