Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal obtém medalhas de prata e bronze na 2ª Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

publicado: 24/09/2019 13h52, última modificação: 24/09/2019 14h39
Exibir carrossel de imagens Delegação do Ifal durante a Olimpíada de Matemática dos Institutos federais

Delegação do Ifal durante a Olimpíada de Matemática dos Institutos federais

Uma medalha de prata, duas de bronze e uma menção honrosa ganharam espaço na bagagem de viagem de retorno da delegação do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) que participou no final de semana passada da etapa nacional da 2ª Olimpíada da Matemática dos Institutos Federais (OMIF) realizada em Campos de Goytacazes, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Federal Fluminense (IFF).

A equipe alagoana foi composta por 13 estudantes dos campi de Arapiraca, Batalha, Coruripe, Maceió, Piranhas, Santana do Ipanema e Viçosa. Os medalhistas da 2ª OMIF foram: Jairo Henrique Nóia Batista, do Campus Maceió (prata), Carlos Eduardo Leonel dos Santos e Daniel Flávio de Oliveira Leite, do Campus Arapiraca (bronze) e Edvilson Lessa, do Campus Coruripe (menção honrosa). Os alunos foram orientados pelos professores José Roberto Almeida (Arapiraca), Clewerton Silva (Batalha), Tiago Marinho (Coruripe), Mayra Taís Albuquerque Santos (Penedo), Alexander (Viçosa) e Fernando Cavalcante (Santana).

A competição que reúne alunos da Rede Federal de educação profissional e tecnológica ocorreu de 20 a 22 deste mês com a participação de 320 estudantes, 180 professores e 202 voluntários dos institutos federais.

A prova, com cinco questões discursivas com conteúdo de matemática de nível médio, foi aplicada na sexta-feira, dia 20 de setembro, das 15h às 17h30. Uma banca de três professores realizou a correção da avaliação e a média aritmética das notas foi o resultado final.

O professor de Matemática do IFF Campos Centro Alex Barbosa explicou que o conteúdo da prova foi secreto. As questões foram sugeridas pelos professores dos institutos por meio de um edital e uma banca escolheu as cinco melhores para compor a prova da fase nacional da OMIF. “Tivemos (nas categorias) 10 medalhas de ouro, 20 de prata, 30 de bronze e 40 de menções honrosas como premiação. Os 100 melhores alunos foram premiados”, disse.

A cerimônia de premiação ocorreu no domingo (22) durante o encerramento da olimpíada

Veja mais fotos

Confira a Classificação