Geral
Ifal obtém conceito 4, numa escala de 0 a 5, em avaliação do Inep/Mec
Avaliadores consideram boas as condições da instituição de ensino
Festejar e agradecer à equipe são os sentimentos que permeiam a gestão do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) pela conquista do conceito 4 (numa escala em que a nota máxima é 5) no processo de recredenciamento da instituição pelo Ministério da Educação. A avaliação foi feita por uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a publicação do resultado foi feita na manhã dessa terça-feira, 25, no site e-mec.mec.gov.br.
Os trabalhos dos avaliadores, Fábio Perdigão Vasconcelos, Marinalva Vilar de Lima e Francisco Kelmo Oliveira dos Santos, foram realizados no período de 11 a 15 de agosto, ocasião em que cinco eixos foram analisados, sendo esses, planejamento e avaliação institucional, desenvolvimento institucional, políticas acadêmicas, políticas de gestão e infraestrutura física. A concepção de avaliar uma instituição de educação superior busca atender à diversidade do sistema dessa modalidade de ensino e respeitar a identidade das instituições que o compõem, a partir do foco definido no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e nos processos de avaliação institucional (interna e externa).
“Consolidamos a Missão e a Visão do Ifal com esse resultado, nosso modelo de gestão ratifica a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e que estamos construindo um referencial nacional de educação profissional técnica e tecnológica”, vibrou o reitor, Sérgio Teixeira Costa, ao receber a notícia. “É tempo de alegria para o Instituto Federal de Alagoas porque esse resultado mostra um alinhamento entre os pilares do ensino, da pesquisa e da extensão com os alunos, os docentes, os servidores técnico-administrativos, os coordenadores de cursos, os diretores gerais; enfim, esse momento serve para demonstrar que o nosso planejamento está no rumo da qualidade”, ressaltou.
O instrumento de avaliação está organizado em cinco eixos, contemplando as dez dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) estabelecidas na Lei N° 10.861/2004, e os avaliadores devem atribuir conceitos de 1 a 5, em ordem crescente de excelência, a cada um dos indicadores analisados.
No eixo 1, que considera a dimensão 8 do Sinaes – Planejamento e Avaliação Institucional, o Ifal obteve conceito máximo, 5, em três dos cinco indicadores, quanto: ao planejamento institucional; ao projeto/processo de autoavaliação institucional, e à elaboração do relatório de autoavaliação. A comissão destacou, também, “a divulgação das análises dos resultados do processo de autoavaliação institucional e das avaliações externas implantadas ocorre, de maneira muito boa, para a comunidade acadêmica” (p.11).
Já no eixo 2, ao contemplar as dimensões: 1 – Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional, e 3 – Responsabilidade Social da Instituição: o Ifal obteve conceito máximo, 5, em todos os nove indicadores: missão institucional, metas e objetivos do PDI, com o registro de excelente ao demonstrar articulação nesse indicador, além de ter uma atuação ampliada para todo o estado; além da percepção da coerência entre PDI e as atividades de ensino de graduação, de pós-graduação, as práticas de extensão, as atividades de pesquisa/iniciação científica, tecnológica, artística e cultural, as ações institucionais no que se refere à diversidade, ao meio ambiente, à memória cultural, à produção artística e ao patrimônio cultural, as ações institucionais voltadas para o desenvolvimento econômico e social, as ações de responsabilidade social: inclusão social, as ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e igualdade, e entre as ações de internacionalização (cooperação, intercâmbio e programas).
A comissão avaliou o Ifal no eixo 3, conceito máximo, 5, em dez dos treze indicadores que abrangem as dimensões: 2 – Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão; 4 – Comunicação com a Sociedade, e 9 – Políticas de Atendimento aos Discentes, destacando que “foi possível observar que as ações acadêmico-administrativas de caráter extensionista estão previstas e implantadas de maneira excelente” (p.13).
Mantendo a coerência e a qualidade, a instituição foi avaliada no eixo 4, que trata das Políticas de Gestão: dimensões 5 – Políticas de Pessoal, 6 – Organização e Gestão da Instituição e 10 – Sustentabilidade Financeira: com conceito máximo, 5, em quatro dos oito indicadores, e nota 4, em três dos demais, com destaque para política de formação e capacitação do corpo técnico-administrativo que está muito bem implantada na IES, registram os avaliadores (p.15).
E, ao analisar os indicadores do eixo 5 – Infraestrutura Física, correspondente à dimensão 7 do Sinaes, a comissão atribuiu conceito máximo, 5, em quatro dos dezesseis, e nota 4, em dez, dos demais. Nesse eixo, o destaque está nas “instalações administrativas que garantem muito bem a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão” (p.16), nas salas de apoio de informática e na infraestrutura física dos laboratórios, que “atendem de maneira excelente às necessidades institucionais” (p.17).
Os avaliadores acentuaram, nas considerações finais, que em referência ao planejamento e avaliação institucional, uma comissão permanente de avaliação do Ifal realiza o trabalho de autoavaliação de âmbitos interno e externo e que conta com a participação dos segmentos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos.
"Lembrando a canção 'Sonho impossível' e parafraseando sua significativa letra, podemos dizer que o Ifal voou num limite improvável para tocar o inacessível chão da educação pública, gratuita e de qualidade social. Parabéns à equipe do Instituto Federal de Alagoas pela conquista!", comemorou o reitor.
Consulte o Relatório de Avaliação