Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal na Bienal: Campus Viçosa apresenta projeto que fomenta ciências geográficas
conteúdo

Notícias

Ifal na Bienal: Campus Viçosa apresenta projeto que fomenta ciências geográficas

Equipe do Ifal é uma das três de Alagoas que vai disputar a etapa final da Olimpíada Brasileira de Geografia em São Paulo
por Elaine Rodrigues publicado: 02/11/2025 21h58, última modificação: 02/11/2025 22h16

Aprender Geografia é uma experiência transformadora para estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Viçosa. O projeto "Construindo um Clube de Ciências Geográficas: Geovic II" tem ampliado o conhecimento dos estudantes, que conquistaram boas posições em duas olimpíadas nacionais envolvendo a disciplina. As atividades desenvolvidas foram apresentadas no estande do Ifal na Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que é realizada no Centro de Convenções, em Maceió.

Professor Wellington apresenta o projeto na Bienal do Livro​O professor Wellington Brito, coordenador do projeto, explica que, além dessas conquistas, as atividades têm por objetivo levar a ciência para a educação básica, permitindo a formação de jovens pesquisadores. "Os alunos têm acesso a toda a construção do pensar científico, tiveram contato com textos acadêmicos e com a coleta de dados. E o objetivo do projeto é que os estudantes possam adquirir conhecimento a partir da competição, sem focar no resultado. A ideia é curtir o processo de aprender ciência, no caso, Geografia", explica o professor.

Psicóloga Beatriz Gois conta habilidades desenvolvidas com estudantes​O projeto está no oitavo mês de andamento, já contabiliza 50 atividades, seis medalhas de ouro e uma vaga nacional na final de uma olimpíada. Entre os participantes, estão dez bolsistas, três estudantes voluntários e a psicóloga Beatriz Gois, que também atua de forma voluntária. Com o apoio da psicóloga, os estudantes trabalham habilidades como a confiança, a perseverança no aprendizado e a comunicação em público. Alguns estudantes participaram da apresentação do projeto no estande do Ifal e contaram os progressos que tiveram desde o início das atividades.

Estudante Robert vai disputar a fase final da Olimpíada Brasileira de GeografiaRobert Shaid, estudante do 2º ano do curso técnico integrado em Administração, contou que está ansioso e na expectativa da viagem para Campinas, em São Paulo, onde irá disputar a fase final da Olimpíada Brasileira de Geografia, com mais duas colegas. A competição reunirá cerca de 80 equipes de todo o Brasil, sendo que apenas três são de Alagoas. Já Nickollas Gauber, também do curso de Administração, contou como as aulas da disciplina são motivadoras, o que fez com que intensificasse os estudos. Ele chegou na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Cartografia, uma competição desafiadora, segundo o professor Wellington Brito.

Projeto Geovic II é apresentado na Bienal do Livro de AlagoasOutros estudantes relataram conquistas pessoais importantes, como o progresso em falar em público e o maior interesse pela disciplina. ​As conquistas do projeto foram comemoradas pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPI), Eunice Palmeira, que acompanhou a apresentação do projeto no estande do Ifal. "Projetos como esse promovem o ensino e também motivam os estudantes, incentivando a conclusão com êxito", destacou.

​O projeto Geovic II é realizado com o apoio do edital do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior de Alagoas (Pibic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal). No mês de janeiro, está prevista a segunda edição do Seminário de Geografia do Campus Viçosa, organizado com a participação dos estudantes. "O objetivo final é a criação do Clube de Ciências, que é uma atividade que a gente pretende inaugurar em janeiro. A gente está trabalhando na construção desse clube e, independente do projeto, que ele possa continuar dentro da instituição", finalizou o professor Wellington.

Nickollas Gauber conseguiu chegar na segunda fase da Olimpíada de CartografiaEstudantes relatam conquistas a partir do projeto Estudantes relatam conquistas a partir do projeto