Notícias
Ifal melhora índices de Governança e Gestão Públicas no iGG 2021
Resultado da autoavaliação divulgada pelo TCU aponta melhorias em diversos processos e práticas da instituição
Em 2017, por meio do Decreto Nº 9.203, foi instituída a Política de Governança no âmbito da Administração Pública Federal Direta, Autárquica e Fundacional. Desde então, a partir da regulamentação de princípios e diretrizes da Governança Pública, o Tribunal de Contas da União (TCU) vem avaliando os índices integrados de governança e gestão públicos em todos os órgãos da Administração.
A Governança se refere a um conjunto de práticas e mecanismos de liderança, estratégia e controle, que demonstram a capacidade de uma instituição em formular, planejar, programar e cumprir suas funções visando ao bem-estar da sociedade. Ao se avaliar a governança em organizações, mede-se a capacidade que elas têm de produzir e entregar valor. Pode-se considerar valor como sendo a entrega de resultados, de forma eficiente e com uma gestão de riscos bem gerida. Em geral, em uma instituição pública, o valor costuma ser percebido como benefícios para a sociedade.
Avaliação iGG - O índice integrado de governança e gestão (iGG) é composto pelos índices de: governança pública; gestão de pessoas; gestão de TI; e gestão de contratações. Esse instrumento permite a autoavaliação e a criação de estratégias de melhorias em diversos processos de gestão e governança no âmbito das instituições públicas federais.
Em 2017, o Ifal alcançou a marca de 29% no iGG; em 2018, esse percentual aumentou para 30%. Em ambos os resultados, segundo a classificação do TCU, essas marcas representam um nível inicial do iGG. Então, a partir desses índices, o Ifal buscou intensificar e aprimorar suas ações de alto grau de complexidade e que necessitam de liderança, discussões coletivas e colegiadas. Agora em 2021, o Ifal atingiu o índice de 45%, passando para um nível intermediário no iGG.
De acordo com a Secretaria de Governança, Integridade Riscos e Controle (SGIRC) do Ifal, esse resultado reflete o esforço conjunto das áreas da governança e gestão, no entanto, ainda que o resultado seja positivo, o instituto ainda precisa avançar em relação aos grandes desafios para a implementação de boas práticas de governança e gestão.
“A partir do comprometimento da Alta Administração e o engajamento de todos os servidores e colaboradores, alcançaremos resultados cada vez melhores, e sobretudo, cumpriremos com a nossa missão institucional com mais eficiência, eficácia e efetividade'', afirmou o reitor do Ifal, Carlos Guedes.
Saiba mais sobre o resultado do iGG 2021 em: https://portal.tcu.gov.br/governanca/governancapublica/organizacional/levantamento-de-governanca/
Quer saber mais sobre o processo no âmbito do Ifal? Entre em contato com a Secretaria de Governança, Integridade, Riscos e Controles (SGIRC) pelo e-mail governanca@ifal.edu.br.