Notícias
Ifal marca presença no Seminário Nacional de Ouvidoria 2023, em Fortaleza
A Ouvidoria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), representada pelas servidoras Cristiane Francisco da Silva e Ana Roberta Matos, participou, nos dias 15 e 16 de março, da primeira edição do Seminário Nacional de Ouvidoria 2023, em Fortaleza. O evento foi realizado pela Controladoria-Geral da União e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, com apoio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará e do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. o Seminário foi sediado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.
Segundo as servidoras do Ifal, os temas apresentados foram de grande relevância para o aprimoramento no atendimento realizado pela Ouvidoria do Instituto. A troca de boas práticas entre os órgãos participantes possibilitará a melhoria contínua dos atendimentos aos usuários. Dentre os temas abordados destacam-se: Ouvidoria e fortalecimento da democracia, Ouvidoria e inovação no setor público, Assédio e o papel da Ouvidoria, Ouvidoria pública: grupos vulneráveis e o acesso ao Estado.
A equipe da Ouvidoria do Ifal ressalta que o órgão não é apenas um instrumento junto ao cidadão e a Administração Pública, vai além disso: trata-se de uma instituição com o dever de promover a interação equilibrada entre legalidade e legitimidade.
Além das Palestras, no segundo dia, foram realizadas oficinas com os seguintes temas:
1. Treinamento - Fala.BR
2. Oficina - Atuação das Ouvidorias na Governança de Serviços
3. Oficina - Conselho de Usuários de Serviços Públicos
4. Oficina - Comunicação e Engajamento dos Membros da Rede Nacional de Ouvidorias
5. Oficina - Proteção e incentivo a denunciantes