Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal marca presença no Congresso Mundial de Colleges e Politécnicos na Austrália

Evento ocorre de 8 a 12 deste mês em Melbourne

publicado: 03/10/2018 15h03, última modificação: 03/10/2018 15h03

O  Instituto Federal de Alagoas  marcará presença no período de 8 a 12 deste mês no Congresso Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP) que ocorre esse ano  na cidade de Melbourne, na Austrália.O evento, que reúne dirigentes de instituições de educação técnica, científica e tecnológica,  ocorre a cada dois anos e tem  o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimento, o fortalecimento de parcerias e estabelecer propostas alternativas aos desafios da educação profissional e tecnológica.

O Ifal estará representado no congresso mundial pelo reitor Sérgio Teixeira e pela coordenadora de Relações Internacionais, Carla Vieira  de Andrade que participam da missão do Conif (Conselho Nacional dos Dirigentes das Instituições  de Educação Tecnológica e Científica) ao país da Oceania.

O evento, cujo tema será “ Preparar as Competências do Futuro, agora” terá três atividades que são, o seminário central, workshops de  afinidade de grupos (Affinity group) e premiação. Além dessas,  haverá uma exposição no congresso, onde serão apresentados aos participantes dos mais variados países alguns produtos que serão doados no decorrer  das apresentações.

Sete institutos federais levarão um produto que caracteriza  a produção de uma unidade de ensino ou a cultura de uma região. Assim, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais  leva a cachaça e baru,  os IFs Amazonas e do Pará, a castanha do Pará, o do Cear, castanha de caju  e o  do Sul de MInas, o café.

A delegação do Ifal leva para degustação dos participantes do evento, o conhecido doce de leite produzido pelos alunos do Campus Satuba. No espaço de exposição do Ifal, serão  exposto o vídeo e o folder institucional em inglês.

No evento  foi preparada uma extensão exclusiva para o grupo brasileiro, ocasião em que a delegação será dividida em dois grupos, um que visitará escolas para conhecer a infraestrutura de salas de aulas, laboratórios e currículos e o outro que se debruçam sobre as estratégias pedagógicas de formação..

Em um outro momento, cada reitor apresentará  propostas de projeto de desenvolvimento conjunto cujos temas preparatórios indicados para discussão foram: agricultura, tecnologia da informação e comunicação mecatrônica, construção civil e mineração..

A Federação Mundial dos Colleges e Politécnicos tem sede em Ontário, Canadá e o Conif é uma das entidades filiadas. O último  congresso mundial ocorreu em Vitória do Espírito Santo, em 2016.