Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Maceió tem professor agraciado com Prêmio Inovação em Contabilidade
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió tem professor agraciado com Prêmio Inovação em Contabilidade

Daniel Pereira teve reconhecido o projeto Abelha Contábil pela construção de redes colaborativas na área
por Jhonathan Pino publicado: 24/10/2025 09h41, última modificação: 04/11/2025 09h16

O professor do Campus Maceió, Daniel de Jesus Pereira, foi um dos profissionais certificados pelo Prêmio Inovação em Contabilidade Professor Sérgio de Ludícibus 2025, nesta quinta-feira (23), na cidade de São Paulo. O seu projeto, Abelha Contábil, foi reconhecido pela valorização de profissionais e instituições que promovem avanços na ciência contábil no país.

Daniel lembra que o Abelha Contábil foi criado em 2020, durante a pandemia, a partir de uma da necessidade do compartilhamento de uma vivência pessoal e simbólica do professor com outros profissionais da área. Inicialmente ele foi desenvolvido por meio de lives e diálogos públicos, mas posteriormente viria se tornar um espaço de escuta ativa e articulação de vozes diversas, reunindo contadores, professores, estudantes e pesquisadores para discutir os desafios da profissão sob a perspectiva da inclusão e da ética social.Projeto vem realizando lives e colocando profissionais em conversas que envolve a valorização da diversidade na área contábil.jpeg

“Inspirado na dinâmica das colmeias em que cada abelha desempenha um papel essencial para o bem coletivo, o projeto assumiu a missão de construir redes colaborativas, solidárias e interdependentes no campo da Contabilidade, refletindo a mesma lógica de cooperação e propósito comum que rege a vida das abelhas. Assim como na natureza, em que o equilíbrio da colmeia depende da diversidade e da força do grupo, o Abelha Contábil busca fortalecer uma comunidade contábil plural, acolhedora e socialmente responsável”, detalha o professor.

A partir da iniciativa, foi criado o Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade (Colid) e estimulada a implantação de comissões de Diversidade e Inclusão nos Conselhos Regionais e no Conselho Federal de Contabilidade, além da proposição de políticas de incentivo à participação de pessoas em vulnerabilidade social em eventos científicos.

“Atualmente, o Abelha Contábil segue em plena atividade, agora integrado ao programa IFNegócios, do Instituto Federal de Alagoas, fortalecendo ações de extensão, formação e engajamento comunitário. A iniciativa reafirma que inovar na contabilidade é também humanizar, incluir e reconhecer o valor das múltiplas vozes que constroem o campo contábil, assim como cada abelha é indispensável à harmonia e à continuidade da colmeia”, salienta o Daniel.

Sobre o prêmio

Organizada pelo Instituto dos Contadores do Brasil (ICBR), a cerimônia de entrega do Prêmio Inovação em Contabilidade Professor Sérgio de Iudícibus 2025, é uma das mais relevantes distinções do país voltadas à valorização de profissionais e instituições que promovem avanços na ciência contábil.

A premiação leva o nome do Professor Sérgio de Iudícibus, um dos maiores expoentes da Contabilidade brasileira e mundial, o que torna a honraria que leva seu nome um símbolo de excelência e contribuição científica.

Professor Emérito da Faculdade de Economia e Administação da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Iudícibus foi diretor de Fiscalização do Banco Central, presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e da Associação Nacional de Executivos (Anefac). Ele também foi autor de obras clássicas como Contabilidade Introdutória, Análise de Balanços, Teoria da Contabilidade e Manual de Contabilidade das Sociedades por Ações, consolidando as bases do pensamento contábil moderno.