Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Maceió recebe inscrição para curso técnico integrado em Artesanato

Ifal Maceió recebe inscrição para curso técnico integrado em Artesanato

Candidatos precisam ter a partir de 18 anos e comprovar que desenvolve alguma prática artesanal

publicado: 29/07/2015 12h45, última modificação: 05/08/2015 19h40
Foto cedida pelo Programa Mulheres Mil Ifal Oportunidade de qualificação para artesãos.

Oportunidade de qualificação para artesãos.

O Câmpus Maceió do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) oferece uma boa oportunidade de qualificação para aqueles que já são artesãos ou desenvolvem alguma prática artesanal. No período de 3 a 7 de agosto, os interessados podem se inscrever para o curso técnico integrado ao ensino médio em Artesanato. A inscrição é gratuita e deve ser feita na Coordenação do Proeja do Ifal Maceió, no Centro da cidade.

Geralmente associada com a ideia de dom, a habilidade com o trabalho manual pode ter valor agregado através da aplicação de técnicas e de conhecimentos específicos. E é isso que o curso ofertado busca proporcionar.

“Importante destacar que a proposta não é ensinar a fazer artesanato. O objetivo é qualificar e profissionalizar a atividade com a apresentação de técnicas que focam no design, de modo a somar ao saber que os interessados já possuem”, explica a coordenadora do curso, Vera Lúcia do Nascimento.

São apenas 30 vagas e os candidatos precisam ter a partir 18 anos e o ensino fundamental completo. Não há prova. A seleção é feita por análise socioeconômica e entrevista que vai identificar se o candidato, realmente, tem experiência com algum trabalho artesanal.

Durante o curso, com duração de 3 anos, o estudante tem acesso à profissionalização e à conclusão do ensino médio. As aulas são no período da manhã. Todos os selecionados receberão uma bolsa de R$ 200 enquanto durar o estudo.

Além de disciplinas de formação geral e de técnicas de concepção de produtos, os alunos participam de visitas técnicas a municípios com rica tradição em produtos artesanais. A cada visita, obrigatoriamente, eles devem elaborar uma peça, inspirada no lugar visitado, e apresentar a uma banca formada por professores e convidados.

Com uma proposta pedagógica diferenciada, o curso técnico integrado em Artesanato é ofertado desde 2008 e faz parte das ações do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) que tem como perspectiva integrar a educação profissional à educação básica, buscando superar a separação entre o trabalho manual e intelectual.

Local/Hora

3 a 7 de agosto de 2015

Coordenação do Proeja do Ifal Maceió

Divulgação do resultado da 1ª etapa

10 de agosto de 2015

11 e 12 de agosto de 2015

Câmpus Maceió, das 8h às 12h.

Divulgação do resultado da entrevista

13 de agosto de 2015

Recurso para 2ª etapa

13 de agosto de 2015

Câmpus Maceió, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Divulgação da avaliação dos recursos

14 de agosto de 2015

14 de agosto de 2015