Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto inovador para crianças e jovens autistas representa Ifal Maceió na Campus Party

publicado: 26/02/2019 12h42, última modificação: 27/02/2019 08h11

Auxiliar no processo de alfabetização de crianças e adolescentes autistas, por meio de atividades adaptadas com cores, formas, números, letras e figuras: foi com este objetivo que o estudante de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió Rodrigo Camelo Silva e a professora e pesquisadora Mônica Ximenes desenvolveram o projeto “Design Gráfico e Protótipos de Atividades Adaptadas para Crianças e Adolescentes com Autismo”. O projeto, apresentado por Rodrigo, representou o Ifal Maceió na Campus Party São Paulo 2019, na ExpoCenter Norte: a maior imersão em tecnologias da América Latina.

O projeto apresenta um conjunto de atividades adaptadas voltadas ao ensino de habilidades como matemática e português e melhora da coordenação motora. O foco do projeto é em “Design Estruturado”, conhecimento utilizado na construção de atividades lúdicas e divertidas, como jogos atrativos que tratem de números e quantidade, módulos de separação de sílabas, bingo de letras, organização e sequência de imagens, etc. A partir de uma hierarquia de dicas, o usuário segue as orientações e gradativamente vai realizando as tarefas e se desenvolvendo com elas.

A ideia levada para a Campus Party foi apresentada em palestra (a primeira de Rodrigo Camelo) e é parte de um projeto de extensão desenvolvido e experimentado há dois anos entre crianças e adolescentes da Associação de Amigos do Autista de Alagoas (AMA-AL). 45 crianças e adolescentes de dois a dezoito anos já foram beneficiadas pelo projeto, através da vivência de bolsistas de extensão in loco (na AMA-AL), de terça à quinta-feira, no período das 14 às 18h, sob a coordenação da professora Mônica Ximenes.

O projeto foi selecionado entre centenas de ideias inovadoras, busca tratar crianças e adolescentes autistas e com dificuldade de comunicação e prepará-los para ser cada vez mais autônomos. Os módulos baseiam-se em Memória Sequencial e Generalização como ferramentas para potencializar a aprendizagem do usuário. Veja aqui mais detalhes do projeto.

registrado em: , ,