Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal Maceió conquista ouro em Olimpíada Brasileira de Física

Ifal Maceió conquista ouro em Olimpíada Brasileira de Física

Campi Arapiraca, Penedo e Palmeira dos Índios também tiveram bom desempenho na competição

por Gabriela Rodrigues publicado: 15/03/2016 16h06, última modificação: 15/03/2016 16h12
Exibir carrossel de imagens Alunos do ensino médio medalhistas da OBFEP

Alunos do ensino médio medalhistas da OBFEP

Com adaptação DCE - Ifal

O Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió  conquistou medalhas de ouro na quarta edição da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas – OBFEP, que envolve estudantes do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil. Com medalhas de prata e bronze, os campi Arapiraca, Penedo e Palmeira dos Índios também foram destaque na disputa.

O evento acontece anualmente e é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – CNPq, e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável pela organização da competição.

Do Campus Maceió, os alunos Tiago Cabral, de 18 anos, e Felipe Barros, de 16 anos, ganharam a medalha de ouro na categoria "2ª série do Ensino Médio" dentre as escolas públicas participantes. Os dois medalhistas são atualmente estudantes do 3º ano do curso técnico de Eletrônica. Na mesma modalidade, faturaram o bronze outros três representantes da unidade de ensino na capital alagoana, Leonardo Marinho, Luís Fillipe Lopes e Reginaldo Pereira Filho, além do discente Eduardo Lúcio Correa, do Campus Arapiraca.

Também foram medalhistas do Ifal Maceió os alunos Vinícius Tenório e Arthur Ramos, que obtiveram a medalha de bronze entre os concorrentes da 1ª série na OBFEP. A prata dessa modalidade foi para o estudante Jadson Freitas, do Campus Palmeira dos Índios.

Na categoria 4ª série do Ensino Médio, o Ifal foi a instituição com maior número de alunos premiados. Fernanda Santos, do Campus Maceió, e Felipe Mendonça, do Ifal Palmeira, conseguiram a medalha de prata. Já Graça Regina (Maceió), Heloyza Helena (Arapiraca) e Alisson Martins (Penedo) ganharam o bronze.

Clique aqui para verificar todos os resultados disponíveis da OBFEP 2015.

A COMPETIÇÃO

A OBFEP é uma competição de conhecimento composta por duas fases, uma teórica e outra prática. A prova teórica foi composta por oito questões com problemas de raciocínio a serem resolvidos pelos alunos, utilizando os conhecimentos científicos adquiridos em sala de aula.

A prova prática trazia uma questão experimental abordando o tema aceleração da gravidade. Os competidores receberam um kit contendo uma base de plástico, uma haste de plástico com pino de metal, uma fita métrica de 150 cm, um cronômetro digital, um transferidor, duas etiquetas adesivas e um saquinho plástico contendo uma arruela e um frio de 120 cm. O objetivo foi utilizar esta as ferramentas na construção de um pêndulo e movimentá-lo. Os estudantes tiveram de calcular o tempo de oscilação do pêndulo e a aceleração da gravidade no experimento.

ESTIMULANDO O CONHECIMENTO

A OBFEP visa despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências; aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas públicas; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.  A competição já é permanente no calendário de pesquisadores e estudantes em todo o país, e também tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, ao proporcionar desafios que avaliem a condição dos participantes.

registrado em: