Notícias
Ifal libera acesso ao Gemini, IA do Google, para estudantes e servidores
A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Federal de Alagoas comunicou nesta terça-feira, 12, à comunidade acadêmica o acesso ao Gemini, a ferramenta de inteligência artificial (IA) do Google. A ferramenta, que pode ser usada em atividades acadêmicas e administrativas, está integrada ao Google Workspace for Education, já utilizado pela instituição.
De acordo com o diretor da DTI, Fernando Corado, o Gemini é um assistente de IA projetado para otimizar o tempo e aprimorar o aprendizado e a criatividade. “Ele pode auxiliar em uma série de tarefas, como: acelerar pesquisas, resumir textos longos, analisar dados complexos e acelerar a revisão de literatura; aprimorar a criação de conteúdo, ajudar a escrever e-mails, rascunhos de planos de aula, propostas de projetos e a criar apresentações dinâmicas; e oferecer suporte ao aprendizado, como criar resumos de aulas, guias de estudo personalizados e até mesmo quizzes interativos para ajudar na preparação de exames”, destacou o diretor.
Fernando Corado ainda ressaltou que o uso do Gemini está coberto pelos termos de serviço do Google Workspace for Education. Isso significa que os dados e interações com a ferramenta são protegidos. Além disso, as informações não serão usadas para treinar os modelos de IA e não serão revisadas por outras pessoas, garantindo a privacidade e a segurança dos usuários.
Quem tiver interesse em usar a ferramenta, basta acessá-la com a conta de e-mail institucional do Ifal. “Incentivamos a todos a explorar o potencial dessa ferramenta e descobrir como ela pode facilitar o dia a dia e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem”, finalizou o diretor.
Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo suporte do Google for Education ou nos guias de uso disponíveis na plataforma.
