Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifal leva oficina de singeleza para a Bienal do Livro de Alagoas

Ifal leva oficina de singeleza para a Bienal do Livro de Alagoas

Egressa do Ifal atua no repasse de saberes para que o bordado não desapareça em Alagoas
por Elaine Rodrigues publicado: 17/08/2023 13h46, última modificação: 17/08/2023 13h46
Exibir carrossel de imagens Oficina foi realizada na Bienal do Livro

Oficina foi realizada na Bienal do Livro

O artesanato e a delicadeza do bordado singeleza foram levados pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) à 10ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas. Nessa quarta-feira, 16, a coordenação do curso técnico de Artesanato, do Campus Maceió, promoveu uma oficina gratuita para ensinar o bordado aos visitantes do evento literário.

Oficina foi realizada na Bienal do LivroA coordenadora do curso, Juliana Aguiar, contou que a renda quase desapareceu em Alagoas. Então, a professora Josemary Ferrare da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), desenvolveu um trabalho com dona Marinita, de Marechal Deodoro, que era a única artesã que detinha o conhecimento para fazer a renda. A professora promoveu várias oficinas para que a renda não acabasse e uma das oficinas, teve a participação da egressa do curso de Artesanato do Ifal, Valéria Santos, que ministrou a oficina realizada na Bienal.

“A singeleza é um patrimônio imaterial do estado de Alagoas e hoje a gente está na luta para que ela seja um patrimônio nacional. A partir desse movimento, a gente descobriu outros núcleos no estado, além de Marechal, tem Água Branca, Maceió e Paripueira”, explicou Juliana.

Linha, agulha e tradição

Pontos do bordado singelezaA artesã Valéria Santos é do bairro da Levada, em Maceió, e explica que é preciso ter paciência para fazer os bicos e as mandalas com o ponto singeleza. “Uma mandala leva cerca de uma hora. Mas eu passei um mês para fazer um chale, cheio de mandalas. É um trabalho bem delicado”, contou Valéria, explicando o ponto aos novos alunos.

A família dela é cheia de artesãos. “Minha bisavó fazia renda de bilro e a minha avó era bordadeira. Meu tio fazia crochê, a prima também”. E é assim com muitos que passam pelo curso técnico de Artesanato, como Humberto Gomez, filezeiro do Pontal da Barra. “Eu aprendi com a minha mãe. Comecei fazendo o tear para ela, mas todo dia vendo, aí você aprende. Hoje eu estou ressignificando o filé”, destacou Humberto, explicando que agora o artesanato criado por ele é um produto autoral que já foi para Londres, França, Suíça, Estados Unidos e Canadá.

Oficina foi realizada na Bienal do LivroA família toda de Humberto trabalha com o filé. E agora, cursando Artesanato no Ifal, ele vem se reorganizando na profissão. “Eles me dão todo o suporte. Eu já estou diferente e já comecei a escrever meu livro, com orientação de um dos professores. Meu pai era músico, trompetista da região de Marechal Deodoro e minha do Pontal da Barra”, revelou Humberto, que também fez o curso técnico de Edificações na instituição.

Conheça mais sobre a arte de Humberto Gomez e Valéria Santos

Curso técnico de Artesanato

Estande do Ifal na Bienal do LivroO curso técnico de Artesanato do Ifal é voltado para jovens e adultos com mais de 18 anos, que são artesãos. “Ele aprende a valorizar sua peça pela cultura alagoana. Ele começa a criar peças a partir da sua história, do seu contexto social, do seu cotidiano. Ele começa a inserir esses elementos e as peças passam a ser únicas”, ressaltou a coordenadora Juliana Aguiar. Mostrando algumas peças produzidas pelos estudantes do curso, que estão expostas no estande do Ifal na Bienal do Livro e podem ser comercializadas com os visitantes do evento.

Estande do Ifal na Bienal do LivroNas salas de aulas estão artesãos que dominam a técnica do filé, do bordado, do crochê, do fuxico, entre outras modalidades de artesanato. Entre as disciplinas, estão atividades voltadas para o ensino do empreendedorismo, características dos materiais, marketing e venda. O curso é técnico integrado ao ensino médio, gratuito e possui duração de três anos. São duas turmas e a entrada é a cada 18 meses, por meio de edital publicado pelo Ifal, Campus Maceió.

Saiba mais sobre o curso técnico aqui.

Sobre a Bienal

O Ifal está com atividades diárias durante a 10ª edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que é realizada no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro de Jaraguá, em Maceió. A entrada é gratuita e o evento é aberto das 10h às 22h, até domingo, dia 20 de agosto.